Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Uso do pomar didático para desenvolvimento intelectual e profissional no IFRS - Campus Vacaria
BERNARDO PAIM BUENO, Gabriel Nachtigall Marques, Erick Gian Schulz Schultz, Laura de Lima Dal Bem, Jenifer Souza Jannes

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Este projeto de ensino desenvolvido no IFRS - Campus Vacaria, com fomento interno, tem suas ações na área da fruticultura, que tem uma grande importância para a região dos Campos de Cima da Serra, é fonte de renda para muitos produtores locais. O objetivo do projeto é construir e manejar um pomar didático para qualificar na formação dos estudantes e bolsistas, dos cursos de Agropecuária e Agronomia, além de prepará-los para enfrentar os problemas reais do mundo do trabalho. O pomar didático é um laboratório de ensino teórico-prático que permite uma interação diferenciada entre docentes, discente, técnicos e a comunidade externa. Nele há uma área de cultivo de amora-preta, usada como área de práticas de colheita, poda e aprendizados gerais sobre frutíferas. Além disso, possui práticas de produção de mudas, usando a estaquia que tornou possível demonstrar para os alunos um método de propagação vegetativa a partir de uma estaca com uma gema, que quando submetidas ao corte transversal na diagonal, estimulando estresse na planta e aplicados ao solo com umidade, favorece o desenvolvimento radicular a partir da gema localizada na estaca. Na amora-preta foram podadas as hastes antigas, reduzindo o tamanho e quantidade de hastes novas. Feito o tutoramento das hastes e observações semanais do crescimento vegetativo dos novos botões e futuras frutas. Também, fez-se a prática de produção de mudas de figueira e videira, todas realizadas pelos alunos, após aula demonstrativa de como produzi-las. Tanto as figueiras quanto as videiras foram plantadas em canteiros, objetivando a construção de viveiros, que consistem em um canteiro com a função de manter as mudas até poderem ser transplantadas para área de cultivo. Os estudantes realizam observações semanais. Os canteiros são irrigados por gotejadores e protegidos de ervas daninhas usando o mulching. Os resultados parciais são: - aumento de interesse nas aulas; - vincular o conteúdo teórico com a realidade prática do cultivo e manejo; - desenvolvimento integral dos alunos; - potencialização dos saberes pela responsabilidade por um pomar didático; - qualificação profissional na área agropecuária e agronômica.


Palavras-chave


Fruticultura; Qualificação; Agropecuária.

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