Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de materiais didáticos e disponibilidade de monitoria para melhorar a aprendizagem na disciplina de Dimensionamentos I
Rafael Santana Machado, Gérson dos Santos Nunes

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Em uma instituição de ensino, existem inúmeros meios de suporte para auxiliar os professores a transmitir os conteúdos aos alunos, desde quadros negros, livros, arquivos digitais, e-books, monitorias, vídeos, apostilas e outros. Todas estas metodologias com o intuito de viabilizar uma aprendizagem mais sólida e duradoura, assessorando o estudante no seu processo de aprendizagem. Esta disciplina possui uma quantidade significativa de alunos no modelo presencial, variando em torno de 30 discentes em média. Onde, os alunos da modalidade subsequente, em sua grande maioria, trabalham e sustentam a família. Desta forma, o tempo disponível para o desenvolvimento da disciplina não é o suficiente para aprofundar os seus conhecimentos, havendo assim, uma taxa de reprovação em torno de 62%. No entanto, desde os dois ciclos de APNPs, até este primeiro semestre de 2022, o número de estudantes matriculados caiu muito, ficando em torno de onze estudantes registrados. Cabe salientar que houve cinco aproveitamentos no total das APNPs e mais dez aprovações nos três semestres posteriores, a contar do início de 2021. Apresentando 36,81% de aprovação. Destaca-se um índice de desistência de aproximadamente 50%, muito devido à falta de estrutura física e mental dos estudantes do subsequente neste período pandêmico. Visando melhorar estes índices, este projeto  objetiva realizar uma revisão e atualização do material didático já produzido, visto que, com a privatização da CEEE, muitas normas foram alteradas e atualizadas e também com o intuito de promover uma melhoria contínua, gerando novas  listas , vídeos  e resolução de exercícios e implementar uma vez por semana um horário de monitoria, com um bolsista atendendo os alunos, sem contar, com o horário de atendimento disponibilizado pelo professor. O diferencial deste projeto está na participação de um estudante como bolsista, com aquela visão de aluno para aluno, um contato mais suave, que não apresenta a mesma tensão que o aluno pode apresentar se fosse perguntar direto para o professor. Sempre, visando melhorar a aprendizagem e desenvolvimento técnico dos estudantes da disciplina de Dimensionamentos I.



Palavras-chave


Monitoria; Dimensionamentos I; Material

Texto completo: PDF