Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Aprendizado em equipe na produção de morangos e horticultura em geral
Laura de Lima Dal Bem, Gabriel Nachtigall Marques, Bernardo Paim Bueno, Erick Gian Schulz Schultz, Jenifer Souza Jannes

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O morango é uma fruta da família das rosáceas, considerada uma planta perene com produção no ano todo e que vem se expandindo cada vez mais no mercado. No Instituto Federal do campus Vacaria, dentre os vários projetos, um deles visa justamente avaliar a produtividade do morangueiro cultivado no substrato. A bolsa de ensino, que pretende realizar a construção e manutenção do pomar e horta didáticos, se relaciona diretamente com este projeto, tendo em vista que o objetivo geral é o aprendizado em torno da área da fruticultura e olericultura e a manutenção e condução das área experimentais e didáticas da horticutura. Sendo assim, o contato entre os bolsistas de ambos os projetos é notável e ocorrem várias trocas de experiências diariamente. Atualmente, os alunos que desenvolvem os trabalhos na área do ensino auxiliam a cultivar os mesmos, tendo tido participação na construção da estufa e dos sistemas de irrigação, no transplante das mudas das duas cultivares da fruta (Albion e San Andreas), no acompanhamento diário e na manutenção necessária, e continuam dando andamento no trabalho junto dos demais envolvidos. Do mesmo modo, discentes relacionados com o projeto de extensão ajudam os demais na construção e manutenção do canteiro de hortaliças, na colheita das mesmas, na produção de novas mudas, na poda de frutíferas, dentre outras tarefas. Com isso, a finalidade que se busca é que ambos os lados aprendam e ensinem, favorecendo e construindo novos conhecimentos. Até então, os resultados atingidos foram o comprometimento de um grupo de estudantes no encontro de resultados positivos de ambos os projetos, o desafio na solução de problemas encontrados, as metas alcançadas no trabalho em conjunto e a interação de pessoas de diferentes idades, saberes e opiniões. Adicionalmente, os bolsistas são fundamentais para a manutenção das unidades didáticas, estruturas essenciais para os cursos de agropecuária e Agronomia. Conclui-se então, que a mescla de dedicação, pesquisa e interesse de todos os participantes dos projetos nos oferecem respostas conclusivas, mostrando a importância de compartilhar e unir esforços de diferentes pessoas que procuram um mesmo objetivo.


Palavras-chave


Projetos, Experiências, Ensino.

Texto completo: PDF