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Códigos do corpo: 4° edição 2022
Rafaela Gonçalves Oliveira, Elisabete Bongalhardo Acosta, Izabelle Bernardo Schmitz

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Códigos do corpo: 4° edição 2022

Rafaela Gonçalves Oliveira¹; Elisabete Bongalhardo Acosta²; Izabelle Bernardo Schmitz³

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande.Rio Grande, RS, Brasil.

O Projeto de ensino Códigos do Corpo desenvolvido pela disciplina de Educação Física acontece desde 2017, suspenso momentaneamente no período da pandemia de COVID 19, e retomado posteriormente em 2022. Seu objetivo principal é fomentar um espaço de composição de conhecimentos sobre o Corpo e outros modos de olhar e significar. A Educação Física a partir da LDBEN 9394/96 passa a ser componente curricular obrigatório e nessa proposta de reorganização curricular a disciplina está inserida na área de linguagens, na medida em que, o Corpo é visto como modo e meio de integração do indivíduo na realidade do mundo, em que cada movimento corporal possui o significado que lhe é atribuído. Essa associação se deu pela capacidade de articular noções que produzem e compartilham sentidos, expressos em gestos e movimentos, ou seja, a linguagem corporal. A estratégia aqui é explorar o Corpo, objeto próprio da Educação Física, através da linguagem, estabelecer um espaço de interlocução entre as linguagens corporal, visual e escrita, numa proposta interdisciplinar e multidisciplinar, criando a possibilidade de proporcionar alguns encontros. O diálogo das práticas corporais realizadas com outras linguagens, disciplinas e métodos de ensino deve respeitar as práticas corporais como sendo elas mesmas um conjunto de saberes. Os saberes tratados na Educação Física nos remetem justamente a pensar que existe uma variedade de formas de apreender e intervir na realidade social que deve ser valorizada na Escola numa perspectiva mais ampliada de formação. Metodologicamente lançamos mão de algumas dinâmicas pré-estabelecidas que são: oferecer aos alunos do terceiro ano de ensino médio de todos os cursos do Campus Rio Grande uma oficina  de fotografia, uma oficina de escrita e proporcionar também técnicas de sensibilização na aula, através da leitura de textos e imagens sobre o Corpo, partindo de um acervo que se constituiu ao longo das edições anteriores. O trabalho assume caráter multidisciplinar ao incorporar ao grupo de professores e técnicos de disciplinas como Língua Portuguesa e Artes.  A partir da incursão dos alunos, professores e colaboradores na temática do Corpo, passamos efetivamente para produção de imagens, textos e vídeos que sejam próprios do olhar do estudante. As produções são apresentadas e organizadas em uma Mostra, que apresenta o Corpo como elemento central, ocasião na qual, é possível compartilhar com toda comunidade acadêmica parte desse processo, um momento singular no dia a dia no Campus.Esta proposta de trabalho, embora na quarta edição, se caracteriza como uma prática inovadora dentro da Educação Física introduzindo atividades diferenciadas se comparadas ao cotidiano das aulas, provocando a ampliação  do pensamento e do olhar sobre o Corpo, utilizando o espaço da disciplina de outras formas. A pesquisa é o elemento fundante de todo o processo, pois o estudante a partir dos conhecimentos oferecidos possibilita o pensar sobre e estabelece significados ou mesmo os refaz, para poder representar o Corpo, é a produção de conhecimento. A cada edição somos surpreendidos pela criatividade, e pela qualidade expressiva das produções, o que quer dizer que ainda não houve um esgotamento da proposta.


Palavras-chaves: Códigos; Linguagens; Educação Física; Corpo


 


Palavras-chave


Códigos; Linguagens; Educação Física; Corpo

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