Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Projeto programando na escola com Scratch
Rafaela Prietsch dos Santos, Luciano Vargas Gonçalves, Jéssica Januário Santos, Artur De Oliveira Costa, Pedro Ferreira da Silveira, Raquel De Miranda Barbosa

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O objetivo do projeto “Programando na Escola com Scratch” é a promoção de subsídios na área da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada baseado no uso do Scratch, ferramenta de programação em blocos, para estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental das redes municipal e estadual dos municípios de Rio Grande/RS, Osório/RS, Pelotas/RS e São José do Norte/RS, contribuindo para sua formação integral através do desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e tecnológicas, preparando o indivíduo para atuar de forma criativa na resolução de problemas reais do mundo do trabalho e das suas comunidades. O projeto iniciou no dia 04/04/2022, e possui término previsto para o dia 11/12/2022. As oficinas do projeto são elaboradas e executadas por 5 bolsistas do IFRS Campus Rio Grande e 3 bolsistas do IFRS Campus Osório, sob supervisão dos professores e coordenadores do projeto e estão em andamento. As oficinas, fundamentadas em atividades teórico-práticas, exploram o pensamento computacional de modo integrado aos temas transversais contemporâneos (meio ambiente, ciência e tecnologia). Os procedimentos metodológicos envolvem a apresentação multimídia dos conteúdos no ambiente da aula; momento de interação e solução de dúvidas; realização de atividades contextualizadas aos materiais disponibilizados; projeto final reunindo o aprendizado orientado a uma disciplina da turma. O projeto é disponibilizado na forma presencial nas cidades de Rio Grande e Osório, e de forma online na cidade de Pelotas. O monitoramento e avaliação ocorrem com a aplicação de questionário no início e no fim da oficina, envolvendo o público-alvo e os bolsistas. Assim, os resultados até então obtidos apontam que o projeto multicampi contribui para que as escolas dos diferentes municípios cumpram com as demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no desenvolvimento da competência 5 - Cultura Digital-, estimula a aprendizagem colaborativa e autonomia dos estudantes, colabora com a formação dos bolsistas envolvidos no projeto e oportuniza que o IFRS Campus Rio Grande cumpra com a sua finalidade extensionista


Palavras-chave


Scratch; Ensino; BNCC.

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