Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Apoio ao desenvolvimento e gestão de mídias sociais do programa EcoViamão
Laura Pereira, Claudio Fioreze

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


O uso da internet aumentou de forma rápida e significativa no mundo na última década, tendo atingido a marca de aproximadamente cinco bilhões de usuários em janeiro de 2022. É perceptível como as redes sociais possuem forte influência na vida das pessoas, sendo hoje um dos pilares da globalização. A partir do enorme alcance que conseguimos por meio da internet e das redes sociais, é notável a facilidade que existe em transmitir ideias e expandir ações. Ao relacionarmos a abrangência da internet com o Programa EcoViamão (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno), que tem como propósito a implantação e a gestão democrática de projetos e atividades agroecológicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tais como o Hortas Escolares Agroecológicas, Segurança Alimentar, Cooperação e Agroecologia em Comunidades Mbyá-Guarani de Viamão/RS e a Alimentação Saudável, nota-se necessário o apoio ao desenvolvimento e gestão de mídias sociais. Esse projeto tem como objetivo continuar levando conhecimento, sensibilização, motivação e conscientização sobre tudo o que contempla o programa, além de gerar conteúdo sobre a importância da alimentação saudável, da produção de base ecológica e da necessária reconexão do ser humano com a natureza. Ao divulgar suas atividades e projetos, procura-se atingir um maior número de pessoas, trazendo mais visibilidade ao programa, conquistando, assim, novos apoiadores e colaboradores. A gestão de mídias sociais é feita a partir de canais digitais e redes sociais, tais como YouTube, Instagram, Facebook, podcasts e grupos de WhatsApp, por meio de postagens, trazendo cards com conteúdos educativos referentes ao viés agroecológico do programa, assim como atualizações com fotos das ações realizadas pelos demais bolsistas e divulgação de eventos com a sua participação. Levando em conta a primeira publicação no Instagram oficial do programa (@ecoviamao) em 2022, feita em 21 de junho, que teve um alcance de 435 contas, sendo destas 344 já seguidoras do perfil e 91 não seguidoras, e uma publicação posterior, feita em 1 de agosto, que alcançou 397 contas, sendo 247 seguidores e 150 não seguidores, além de um vídeo publicado no dia 27 de junho, que alcançou 1402 contas, podemos observar um aumento relevante na divulgação do programa para pessoas que não o conheciam antes. Dessa forma, o projeto de apoiar o desenvolvimento e a gestão de mídias sociais do EcoViamão atinge o objetivo de levar os projetos e suas ideias sustentáveis a mais pessoas por meio das redes sociais e da geração de conteúdo e mostra sua  importância ao abranger um número crescente de indivíduos, disseminando o programa e engajando audiência, conscientizando ao compartilhar conhecimento sobre práticas agroecológicas.

Palavras-chave


Redes sociais; Atividades agroecológicas; Gestão de mídias.

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