Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto “Fala Gurizada!”, espaço de fala e escuta
Marcio Alexandre Sivinski, Franciele de Souza Trindade, janaína Barbosa Ramos

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O cenário que encontramos em nossa sociedade, reflete diretamente nas emoções que sentimos, assim como também nas relações humanas que mantemos em nosso cotidiano. Percebe-se que muitas problemáticas estão sendo diretamente reverberadas em nossos processos pedagógicos, sendo necessárias intervenções que possam auxiliar em nosso desenvolvimento emocional. Desta forma o projeto “Fala Gurizada” vem em forma de espaço de escuta, buscar entender e trabalhar formas de ação para trazer a nosso ambiente maior equilíbrio emocional, podendo criar assim um cenário mais propício para alcançarmos melhores níveis de aprendizagem e sucesso educacional, como também relações harmoniosas com maior equilíbrio emocional em nosso ambiente. A programação conta com a realização de duas rodas de conversa semanal, onde pretendemos atender os estudantes de todos os níveis de ensino e períodos (matutino, vespertino e noturno). Os temas tratados serão compartilhados com os setores responsáveis por desenvolver ações de intervenção em casos de sofrimento, dificuldades de adaptação e permanência no campus, de prevenção da evasão, de promoção do sucesso acadêmico por meio de orientação pedagógica; além de contribuir para o planejamento de ações estratégicas que compõem o PDI, o Plano de Ações anual, o plano da CIAAPE. Através de rodas de conversa e espaço de escuta, o projeto busca trazer aos estudantes o sentimento de acolhimento e pertencimento para com a instituição de ensino, trazendo um melhor ambiente para desenvolvimento da aprendizagem e construção social dos estudantes. O desenvolvimento do projeto encontra-se em andamento, sendo trabalhadas as melhores formas de ação, buscando-se a diminuição dos níveis de abandono e insucesso acadêmico em nossa instituição. O distanciamento social interferiu na concepção que havia do espaço escolar, e hoje encontramos os impactos emocionais causados por este momento, em que a construção dos hábitos adquiridos durante a trajetória escolar foi interrompida e afetada pela pandemia. Tendo este distanciamento influenciado no desenvolvimento das habilidades necessárias, desde seus processos de autoconhecimento, até o desenvolvimento de relações sociais. Através desta proposta de acolhimento social, o projeto busca encurtar os laços da comunidade escolar do IFRS/Viamão, e diminuir os efeitos do distanciamento social,  que se fez necessário diante do cenário epidêmico mundial. Este que apesar de todos os problemas sanitários, ainda traz um legado social que reflete no socioemocional humano, que somados às questões sociais e econômicas trouxeram retrocessos a níveis mundiais. As instituições necessitam assim adotar um olhar mais atento e zeloso para os sinais de desequilíbrio emocional dos estudantes.



Palavras-chave


Educação, socioemocional, acolhimento

Texto completo: PDF