Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Textos digitais e multimodais no ensino de Língua Portuguesa: proposta de atividades para leitura em língua materna
Luana Silva Garcia, Ingrid Gonçalves Caseira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Este projeto de ensino surge a partir da necessidade de propiciar aos licenciandos em Letras oportunidades de ampliação do conhecimento sobre textos digitais e multimodais. O estudo acontece por meio da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a Universidade do Minho, Portugal, que desenvolve o projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a Aprendizagem das Narrativas na Era Digital. O projeto supracitado dedica-se à produção de materiais digitais para o ensino fundamental com foco no desenvolvimento de competências narrativas, digitais e multimodais e no diálogo intercultural, bem como ocupa-se da investigação do seu uso. O IFRS campus Osório insere-se nesse contexto de cooperação através da proposição de estudos fundamentados na teoria dos multiletramentos, a qual enfatiza a importância do trabalho com a leitura e a escrita a partir do texto multimodal. Partindo desse pressuposto, são objetivos deste projeto: a) caracterizar os recursos  digitais e multimodais imbricados nos textos selecionados para o desenvolvimento das atividades; b)  identificar as competências linguísticas e de conteúdos que possam ser desenvolvidos; c) desenvolver atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura para o ensino de língua materna; d) elaborar novos materiais didáticos alinhados às análises desenvolvidas. O trabalho justifica-se, pois, além da necessidade de desenvolver materiais, recursos e ferramentas voltados ao ensino de português como língua materna, ainda é preciso que existam estudos que investiguem o papel da tecnologia na construção das aprendizagens. Desse modo, as etapas metodológicas deste estudo são: desenvolver propostas de atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura com textos digitais multimodais; organizar oficinas para os licenciandos em letras do IFRS - campus Osório com discussões acerca de propostas didáticas focadas no uso de textos digitais multimodais; elaborar material didático para trabalho com textos digitais e multimodais nas aulas de Língua Portuguesa. Os resultados obtidos até o momento são: a elaboração de uma proposta de atividade de pré-leitura, leitura e pós-leitura partindo de um texto digital e multimodal e construção de uma proposta de oficina voltada aos alunos de Letras do IFRS campus Osório para o trabalho com textos digitais e multimodais. Os próximos passos do projeto serão: a  realização de oficinas e a discussão sobre propostas didáticas focadas nos multiletramentos, bem como nos textos digitais e multimodais.



Palavras-chave


Multiletramentos; Multimodalidade; Leitura.

Texto completo: PDF