Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Desafios para implementação de uma gestão escolar democrática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Juliana Gonçalves Viegas Fontoura, Josimar Aparceido Vieira

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


Um dos propósitos dos Institutos Federais é desenvolver a educação profissional e tecnológica (EPT) como processo educativo e investigativo e, para tanto, deve fomentar e realizar a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, estimulando a produção de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade. Para tanto, é fundamental que a gestão dessas instituições de ensino seja desenvolvida considerando esses desafios, envolvendo gestores e professores que devem compreender a sua administração, coordenação e orientação pedagógica, visto como um elemento fundamental para o desenvolvimento constante dessas instituições, que enfrenta assim como outras instituições de ensino obstáculos no que tange a gestão democrática. Nesta direção, este trabalho de pesquisa teve o propósito de compreender os princípios da gestão escolar democrática da EPT e averiguar mecanismos de participação nas instituições de ensino por meio da análise dos desafios enfrentados pela gestão escolar para a implantação de uma gestão democrática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso foram examinadas as abordagens e concepções de organização e gestão escolar, os princípios da gestão democrática nas instituições da EPT, assim como os desafios enfrentados pela gestão escolar para implementação de uma gestão democrática no IFRS. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, seguiu abordagem mista (quanti-qualitativa), sendo desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de estudo de caso do tipo instrumental, envolvendo gestores, professores, estudantes e técnicos administrativos do IFRS – Campus Sertão. Para tanto, foi aplicado um questionário a 30 professores, perfazendo uma amostragem de 27% do total que atuam no citado IF. Como resultados alcançados, destaca-se a elaboração de resumos e trabalhos completos para participação em eventos científicos Além disso, foram produzidos três artigos que foram submetidos em periódicos da área e que se encontram em processo de avaliação, denominados: 1) Organização e gestão escolar presentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: concepções e abordagens; 2) Princípios da gestão democrática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; 3) Implementação da gestão democrática nos Institutos Federais: o desafio da participação (em estágio de finalização). Destarte, este estudo buscou trazer à cena um retrato da participação dos professores no âmbito de um IF de modo a efetivar a gestão democrática, considerado um dos princípios fundamentais que devem orientar o ensino no país, segundo a legislação vigente. Na análise realizada foi possível constatar que uma instituição de ensino tem como marca a heterogeneidade de sua comunidade escolar em diversos aspectos e, por isso, trabalhar de forma conjunta tornou-se uma condição necessária e um desafio para a efetivação da gestão democrática

Palavras-chave


Intuitos Federais, Gestão Democrática,

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