Última alteração: 04-12-2022
Resumo
O presente projeto de ensino dá continuidade à pesquisa descritiva e analítica realizada sobre o conteúdo e os recursos multimodais do Mobeybou Brasil - aplicativo interativo criado pela Universidade do Minho/Portugal para desenvolver habilidades linguísticas, digitais e percepção de aspectos culturais em crianças do ensino fundamental. Partindo dos resultados desse estudo e da reflexão de que os professores de línguas, inseridos em um contexto cada vez mais dominado pelo uso de tecnologias digitais, necessitam de formação que os prepare para ensinar aos seus alunos como lidar com os textos digitais multimodais - aqueles constituídos por uma multiplicidade de linguagens (imagem, som, movimento, texto verbal, entre outros) que se articulam para a construção de sentido, formulamos uma proposta para leitura desse tipo de material em língua inglesa, objetivando elaborar protótipos de material didático que possam contribuir com o aprimoramento da compreensão de textos digitais multimodais. Para alcançar tal propósito, estruturamos as seguintes etapas metodológicas: retomada dos conceitos de multiletramento e multimodalidade, exame de conteúdos sobre ensino de leitura em língua inglesa; criação de uma matriz para a aplicação de atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura para textos digitais; exemplificação do emprego da matriz; e, por fim, a organização de uma oficina para formação dos licenciandos em Letras do IFRS - campus Osório. Até o momento, revisamos as questões teóricas (conceitos básicos e metodologia para ensino de leitura), criamos uma matriz para efetivação de atividades de leitura e a testamos com o gênero curta-metragem. Ainda está em andamento, a preparação da oficina a ser ofertada pela equipe do projeto. Com esse trabalho, esperamos poder contribuir para a linha de estudos que investiga as potencialidades do uso de textos digitais multimodais no desenvolvimento linguístico de aprendizes, bem como colaborar com a formação de professores em relação ao uso de recursos digitais.
Palavras-chave: Multimodalidade; Tecnologia digital; Leitura em língua inglesa.