Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
MusiCampus: relato de experiências musicais criativas
Mariana Batalha Mello, Rafael de Oliveira, Sofia Bresciani Weber, Vicente Rodrigues de Almeida, Felipe Akauan da Silva

Última alteração: 04-12-2022

Resumo



O projeto de ensino MusiCampus tem como proposta processos didáticos que envolvam indivíduos e coletivos no ensino da música, apreciação e práticas entre alunos e servidores, realizando encontros para o desenvolvimento de músicos iniciantes e amadores, instrumentistas, compositores e demais apreciadores. Ao decorrer dos encontros, foi possível observar a busca conjunta por entender aspectos que compõem o universo da música, mas principalmente nos processos criativos individuais e em grupos.

Surgiram espaços para compartilharmos ideias diferentes de como usar obras propostas com um objetivo do desenvolvimento musical, proporcionando liberdade para experimentar e aprender com seu conteúdo musical e suas possibilidades criativas.

Buscamos entender conceitos fundamentais sobre a teoria musical, as figuras rítmicas da música, abordadas inicialmente de forma teórica, depois de forma mais dinâmica. A partir de conhecimentos iniciais foram reproduzidas melodias diferentes usando os princípios rítmicos estudados.

Com a música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, por exemplo, foram construídos olhares simbólicos sobre a sua composição e letra, bem como ideias sobre a estrutura da melodia, propondo sua utilização variada com instrumentos como flauta, violão, piano e voz. Foram desenvolvidas atividades conjuntas aos eventos do Câmpus, tal como a festa junina e o Sarau em alusão às Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas. Nesses momentos a música proporcionou integração, além de espaços para a prática com os instrumentos.

O Sarau trouxe outras possibilidades que desenvolveram o processo criativo e a musicalidade do grupo. Foi proposto o tema, em comemoração ao dia internacional da mulher negra latino americana e caribenha, com interpretações importantes de servidoras e colegas, com músicas características trazendo sensibilidade ao que estava sendo aludido. Com isso, a composição, já presente nos encontros semanalmente, apareceu também ganhando forma com uma música autoral apresentada. Esse processo de composição foi algo desenvolvido em ensaio, com um momento interpretativo e de improviso onde tivemos liberdade para seu desenvolvimento.

Em outro encontro, foi proposto produzirmos a trilha sonora de uma cena de filme, criando e estruturando melodia e ritmo, além de percepções de sensibilidade dinâmica, crescente e decrescente, e a experimentação de ideias para encaixar em cena. Ao longo do processo as ideias foram surgindo, a percussão propondo o ritmo seguido, instrumentos de sopro com linhas de harmonização e melodia, assim como os instrumentos de corda e piano, buscando compor musicalmente a cena.

Dessa forma  o projeto atinge através do ensino, a sensibilidade de cada um. Esses processos expostos foram qualitativos para o desenvolvimento do ensino da música como proposta inicial. A prática desenvolvida promoveu a produção e entendimento dos processos criativos, que se dão em compartilhar percepções sobre o contexto estudado com o grupo presente.



Palavras-chave


processos criativos, música, práticas em conjunto

Texto completo: PDF