Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Desenvolvimento de tecnologia assistiva para apoio à educação básica
Manoela Gonçalves, Daner Martins, Emilly Ulguim, Cibele Sinoti, Martina Ramos

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


Atualmente, muitas discussões sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência no âmbito escolar estão em voga na sociedade. O crescente número de estudantes com essas condições no cotidiano educacional desencadeou um movimento docente em busca de recursos pedagógicos acessíveis para atender às demandas dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, criou-se o projeto de extensão “Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para apoio à Educação Básica”, realizado a partir de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e as Escolas de Educação Especial José Álvares de Azevedo e a Escola Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino, da cidade do Rio Grande. O projeto possui o objetivo de auxiliar os alunos com deficiência no processo de aprendizagem, a partir de recursos de tecnologia assistiva apropriados e propagá-los aos professores e profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A proposta iniciou com a investigação acerca das demandas educacionais em relação à tecnologia assistiva das instituições parceiras. A partir desses anseios, o grupo de trabalho propõe e testa recursos confeccionados para os estudantes com deficiência visual, surdos e surdos/cegos dessas instituições. Os materiais aprovados por eles são doados para as instituições parceiras e passam também a compor o repositório do Centro de Tecnologia Assistiva (CTA) do IFRS. Até o momento, para a prototipagem dos recursos de tecnologia assistiva foram utilizados, pelas bolsistas do projeto, softwares de desenho e acessibilidade como:  Onshape, TinkerCad, Braille Fácil, Monet e NVDA, além das linguagens HTML, CSS e JavaScript. Para a produção dos materiais acessíveis foram utilizados alguns recursos de tecnologia e materiais de sucata como: a caneta 3D, a impressora 3D, a máquina de corte a laser, a rotuladora braille, a cola colorida e as folhas de EVA.  Ao final do projeto, pretende-se que o conjunto de materiais desenvolvidos esteja disponível e em uso nas escolas parceiras, apoiando o processo de ensino e aprendizagem e ampliando as habilidades dos estudantes.

 


Palavras-chave


Acessibilidade; Inclusão; Materiais acessíveis.

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