Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Cultura maker: arduino
Igor Alves Silveira, Serguei Nogueira Da Silva, Karine De Castro Da Costa, Isadora Silva De Avila, Raquel De Miranda Barbosa

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto de ensino Cultura Maker do IFRS Campus Rio Grande, desenvolvido no CITEC (Centro de Integração Tecnológica), fornece subsídios para criação de soluções integrando a mecânica e a automação através da modelagem 3D, fabricação digital e arduino. O foco deste trabalho é a etapa onde realizamos a leitura de sensores e acionamento dos atuadores, controlados através de um arduino, dando “vida” aos protótipos das soluções desenvolvidas. Com o intuito de realizar a iniciação tecnológica, as oficinas foram planejadas para introduzir junto com o arduino componentes de eletrônica como botões, LED, motores e buzzer, aumentando a atratividade dos alunos e fornecendo subsídio para o desenvolvimento de projetos envolvendo outros sensores e atuadores, fornecendo ferramentas que facilitam o controle de sistemas em um contexto dessa plataforma open source e hardware livre. Diante disso, é possível a formação de saberes sólidos como em programação e eletrônica como também  a construção de projetos simples até outros mais complexos possuindo como a característica a ideia do “faça você mesmo”. Nas oficinas são apresentadas diferentes possibilidades oferecidas pela plataforma arduino aliada a outras áreas, despertando o interesse do público alvo, alunos ingressantes no ensino médio integrado de diferentes cursos. Quanto à programação, o arduino fornece várias possibilidades para o controle de sistemas através de algoritmos desenvolvidos na linguagem C++ ou na linguagem em blocos através de plataformas como Ardublock, Tinkercad e do Pictoblox. Foi escolhida a linguagem C++ e o ambiente de programação a interface Arduino IDE tendo em vista maiores possibilidades de desenvolvimentos futuros, ampla documentação e o conhecimento do público alvo. Juntamente com isso, atuadores e sensores podem ser monitorados e acionados, contribuindo para a aplicação em projetos e consequentemente, no desenvolvimento de novas soluções através do emprego da tecnologia.  Dentro desse contexto, foi implementado um ambiente integrador onde as ferramentas de modelagem 3D, fabricação digital e arduino pudessem ser ofertadas, facilitando o elaboração de projetos que contribuem para o desenvolvimento dos alunos através de atividades  em grupo com a utilização de metodologias ativas possibilitando o trabalho de aspectos como criatividade, inovação, iniciativa  e liderança dentro de oficinas. A periodicidade da oficina é semanal, com oferta para 15 alunos, com objetivo de certificação de 90 alunos até o fim de 2022. Para que possamos analisar o método de aprendizagem aplicado e a evolução dos alunos com os programas e práticas realizadas, é realizada uma avaliação diagnóstica dos alunos antes e após cada oficina. Considerando a oferta de os outros workshops de fabricação digital e de arduino tem-se uma trilha de formação onde oportunizam a capacitação dos alunos para tomarem decisões e resolverem problemas do mundo real, onde é exigido um pensamento crítico, desenvolvendo protótipos, testando e colocando os conceitos em prática.

Palavras-chave


Arduino; projetos; fabricação

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