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IFHelp 2022 e o vivenciar de um novo contexto presencial: práticas de apoio e acolhimento aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFRS Campus Osório
Diogo Larruscain da Rosa Santos, Paola Cardoso Purin, Vitória da Silva Pereira, Malu da Silva Savi

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto IFHelp 2022 trata-se de uma possibilidade de ampliar o apoio destinado aos discentes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Osório, considerando os desafios inerentes a este momento formativo e às limitações oriundas do período pandêmico. Desse modo, a realização do projeto justifica-se pela compreensão de que a construção de práticas pedagógicas, que objetivem contribuir com a formação exitosa dos estudantes dos primeiros anos, dá-se através da interlocução comprometida entre discentes e servidores. Assim, enquanto problemática de pesquisa, ponderam-se os questionamos: que dificuldades são vivenciadas pelos estudantes ingressantes do EMI no Campus Osório? Que ações de apoio e acolhimento, em relação às dificuldades estudantis podem ser construídas entre estudantes e equipe do projeto? Nesse sentido, como objetivo geral, pretende-se proporcionar aos estudantes do primeiro ano do EMI ações de apoio e acolhimento referentes às dificuldades vivenciadas no ambiente escolar, direcionadas ao convívio social, ambientação institucional e às que se referem aos processos de ensino e aprendizagem. O caminho metodológico da ação se vale de práticas presenciais (rodas de conversa, aulões temáticos, entre outras) e on-line (interação na rede social Instagram e no Google Meet). As ações desenvolvidas até este momento envolveram a realização de rodas de conversa mediadoras e interação pelo Instagram do projeto. Como etapa seguinte, realizar-se-á um questionário, no intuito de aprofundar o conhecimento das demais necessidades de apoio aos estudantes. Menciona-se, também, que o método utilizado para obtenção dos resultados se consolida através da observação e da análise dialógica da equipe do projeto em relação às atividades desenvolvidas, bem como a partir dos feedbacks dos estudantes participantes (enquetes, formulários etc.). Do início do projeto até o presente momento, compartilha-se, como resultados parciais, o avanço na compreensão referente aos desafios vivenciados pelos estudantes dos primeiros anos, percebendo que, diante das implicações de vivenciar dois anos numa dinâmica distante do contexto presencial, em um novo formato de ensino e aprendizagem, presentificaram-se fragilidades no que se trata de práticas de estudos, dinâmicas de organização e, até mesmo, no que concerne a funções socializantes comuns aos espaços pedagógicos. Vê-se que o ingresso numa instituição, retomando a presencialidade e assumindo uma nova vivência em um contexto de Educação Profissional, marca os desafios de atender um novo perfil de estudantes em uma nova estrutura de ensino, observando-se sublinhadas questões como: dificuldades de aprendizagem em disciplinas específicas (principalmente em Matemática, Química e nos componentes técnicos); dificuldades que refletem a diversidade de base do Ensino Fundamental, potencializadas por uma parcela significativa realizada à distância; relações interpessoais conflituosas na socialização entre turma; entre outras. Com esta iniciativa, almeja-se, portanto, contribuir com os processos de integração, permanência e êxito estudantil no EMI, constituindo e fortalecendo uma rede de apoio institucional.

Palavras-chave


Apoio, integração e diálogo

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