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Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania!
Mariana Alban Matheus, Laura Cristina Noal Madalozzo

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


RESUMO:

Infelizmente, o hábito da leitura ainda não foi incorporado por grande parte da população brasileira. Diversas pesquisas têm analisado esse fato e tentam descobrir quais os fatores que contribuem para o pouco interesse pelos livros e o que pode ser realizado para mudar tal situação. Diante dessa constatação, o projeto de extensão “Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania”, surge com o propósito de promover, resgatar e difundir a leitura de obras clássicas e a escrita literária a fim de auxiliar a sociedade e proporcionar o bem estar dos participantes por meio da Literatura. Durante a pandemia da COVID-19, as práticas propostas foram adaptadas para que ocorressem de maneira remota. Com o retorno ao presencial, a maioria das atividades voltaram a ser nesse formato, excetuando-se o Clube Literário “Café com Leitura” que permanece no formato virtual para favorecer a participação de leitores de outros municípios e estados do Brasil. Assim, desde o início do projeto em 2019 até o ano atual, muitas ações foram realizadas e outras continuam em andamento ano após ano. Algumas atividades merecem destaque como o já mencionado Clube de Leitura, o Cine Debate, as Oficinas de Escrita Criativa e de Conservação e Restauração de Livros, o Sarau Literário e os Concursos de Escrita Literária. Por meio de divulgações nas redes sociais do projeto, foi alcançado um número maior de interessados, inclusive de outros lugares do país, agregando assim, novas culturas e visões para as discussões propostas. Ao final de cada encontro, é disponibilizado um formulário que garante horas certificadas para os participantes que obtiverem no mínimo oito horas de frequência. Os formulário também servem como uma forma de avaliação das atividades, pois solicita-se aos integrantes que emitam um julgamento sobre a qualidade dos encontros. Até o momento, obtiveram-se apenas respostas do tipo “muito bom” numa escala entre “ruim”, “regular”, “bom” e “muito bom”. Dessa forma, verifica-se que os resultados estão sendo positivos e satisfatórios. Ademais, também conseguiu-se constatar, por meio das atividades realizadas, que os participantes apresentaram melhorias na sua desenvoltura frente a outras pessoas, assim como mudanças positivas na sua leitura, dicção e senso crítico, resultados que vão ao encontro dos objetivos do projeto. Sabe-se que os atos de ler e escrever propiciam inúmeros benefícios para os sujeitos. Nesse sentido, acredita-se que, de fato, o projeto Litera(c)ura favorece o exercício da cidadania. Assim, as ações literárias podem ser excelentes formas de garantir o protagonismo social do cidadão e “a cura” para uma sociedade ignóbil e desigual.



Palavras-chave


Leitura; Escrita; Cidadania.

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