Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto elas
Eduarda Rosa Motter, Fabiana Lopes Da Silva, Andrei Maximovitz Rubini, Sabrina Danielli Dani

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


A ciência e a tecnologia sempre foram atividades realizadas unicamente por homens. A sociedade ocidental só começou, gradativamente, a permitir a participação feminina nessas áreas por meio de custosas lutas sociais que datam por mais de 3 séculos. O projeto ELAS se encaixa neste contexto de empoderamento feminino e lutas sociais em seu átomo. Possibilitando o acesso ao conhecimento a meninas da periferia de Caxias do Sul (cidade do interior do Rio Grande do Sul). Assim, há 4 anos surgiu o projeto ELAS atuando em diversas áreas. Durante a pandemia de Covid-19, produziu-se conteúdo digital para as redes sociais, com o objetivo de alcançar e inspirar garotas nas áreas de ciências, tecnologia e engenharia. Após a atuação de 2 anos de forma remota, o projeto continua com o seu objetivo, e junto disso, ganha uma nova proporção: transmitir o conhecimento para a comunidade local, onde as redes não atuariam de forma devida. Iniciou-se o projeto por meio de uma ação na escola de ensino fundamental EMEF Professora Ester Justina Troian Benvenutti. O principal objetivo é a construção de conhecimento e aperfeiçoamento pessoal das estudantes envolvidas. O conceito empregado para a criação do conhecimento científico foi o da mentoria das estudantes para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. De forma similar como ocorre em projetos de iniciação científica. Estes projetos se desenvolvem a partir de interesses destes estudantes (temas desde biologia à ciência dos materiais, por exemplo). A equipe conta com 3 integrantes, mas é mais justo pensar que o projeto conta com a ajuda de muitas outras pessoas, de cada um que vem prestando auxílio, dispondo de seu tempo para dar suporte ao projeto. Por fim, acreditamos que por meio deste projeto alcançaremos resultados como o engajamento da comunidade local do campus nas ações promovidas. Bem como, impactos positivos nos indicadores de ingresso, permanência e êxito de meninas e mulheres nos cursos técnicos, tecnológicos e de engenharia do Campus Caxias.

 

 


Palavras-chave


Mentoria; Iniciação científica; Extensão.

Texto completo: PDF