Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Ingresso e permanência ao curso de Eletrônica integrado ao ensino médio: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Restinga e da Escola Estadual Evarista Flores da Cunha
Kallel Pereira Garcia, Sergio Guilherme Portella, Alexsandro Cristovão Bonatto

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A presente atividade desenvolve um espaço de compartilhamento de saberes relacionados à aprendizagem da Eletrônica entre estudantes do curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFRS/Campus Restinga e do ensino fundamental da Escola Estadual Evarista Flores da Cunha – Porto Alegre/RS. A ação justifica-se como forma de oportunizar um espaço de revisão e aprofundamento pelos estudantes no campo de conhecimento que lhes é próprio, bem como impulsionar sua percepção social, mediante a prática cidadã de compartilhamento de saberes com estudantes em vulnerabilidade social oriundos da educação básica pública da instituição vizinha (o que constitui atividade de extensão vinculada e atenta ao eixo institucional de “Inserção Regional” próprio ao IFRS). Ademais, visamos colher como fruto o interesse e qualificação dos estudantes da Escola Evarista beneficiados pelo projeto na área da Eletrônica, potencializando sua deliberação acerca do ingresso e permanência no IFRS/Campus Restinga em seu processo formativo. Para tanto, no laboratório/habitat de inovação InovaLab situado nas instalações do Campus e na própria Escola Evarista, o projeto estabelece encontros semanais de duas horas de planejamento de atividades voltadas à aprendizagem da eletrônica, seguidas de outras duas horas de atividades práticas. É utilizada a plataforma intuitiva dos operadores lógico-proposicionais como recurso de explicação e aplicação dos conceitos envolvidos. Igualmente, por meio da instituição parceira, o projeto oferece aos estudantes horários de estudos para que ministrem encontros de revisão de aprendizagens escolares aos estudantes da Escola Evarista (operando como um curso preparatório para a prova de seleção de ingresso do Curso de Eletrônica do IFRS/Campus Restinga). O desenvolvimento atual dos trabalhos permite identificar nos estudantes do IFRS/Campus Restinga ligados ao projeto uma apropriação mais concisa de conteúdos propedêuticos elementares ao curso, conjuntamente formados com sua melhor percepção da realidade social em que estão incluídos, o que se mostrou evidente no desenvolvimento progressivo da apreensão intuitiva dos elementos técnicos propedêuticos, conferindo clareza e roupagem didática às ementas desenvolvidas. Igualmente, a partir de iniciativas culturais compartilhadas e da adesão dos estudantes da Escola Evarista beneficiados pelo projeto a eventos do Campus, constatou-se a progressiva redução de antagonismos sociais e a ampliação do sentimento de pertença da nossa instituição pela comunidade à volta.


Palavras-chave


Eletrônica. Lógica. Democratização de saberes. Cidadania

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