Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto Conexões Afetivas: possibilitando diálogos e encontros sensíveis entre a comunidade do IFRS Campus Osório
Luiza Soethe Avila, Gabriel Silveira Pereira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O Projeto Conexões Afetivas é uma construção colaborativa voltada a produzir intervenções humanas no contexto do Instituto Federal Campus Osório. A proposta consiste em distribuir bilhetes afetuosos pela instituição e proporcionar encontros sensíveis entre a comunidade interna do campus, motivada pelo retorno à presencialidade diante de praticamente dois anos em uma dinâmica não presencial. Esta ação está vinculada ao Programa Pertencer, o qual reúne atividades no âmbito da Assistência Estudantil com ênfase para a permanência e o êxito dos educandos. Em vista dos impactos originados e/ou intensificados pelo contexto pandêmico, fez-se necessário pensar ações que contribuíssem para um ambiente escolar afetivamente conectado, considerando a potência de retorno ao contexto presencial. Com isso, o Conexões Afetivas surgiu como um convite à amorosidade no traçar de um novo momento institucional. Tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura escolar humana e afetiva, a partir da constituição de exercícios dialógicos carregados de sensibilidade e direcionados à consolidação de diferentes vínculos entre a comunidade do campus. Até o momento, realizaram-se duas edições, em março e agosto de 2022. Consistiu, no âmbito metodológico, na distribuição diária de bilhetes em diferentes espaços da instituição, com vistas a serem encontrados pelos estudantes durante o intervalo. Cada bilhete possuía um convite à interação e uma mensagem de acolhimento, com orientações para buscar algum colega e/ou servidor, os quais eram presenteados através da oferta de um mimo. Em ação prática, detalham-se seis etapas: a primeira consiste na criação de calendário e escala diária de distribuição de envelopes. A segunda refere-se à produção de kits de doces. A terceira corresponde à elaboração de mensagens e organização de bilhetes com orientações de encontros. A quarta trata da disponibilização dos envelopes nas dependências da instituição. A quinta representa a recepção dos estudantes participantes e a entrega dos kits com registro fotográfico. Por fim, a sexta etapa evidencia-se na postagem e interações no Instagram do @pertencer_ifrsosorio. Como observações quantitativas no que se trata do alcance, sinaliza-se, na primeira edição, a distribuição de 170 bilhetes e a entrega de 410 kits de doces aos participantes, enquanto, na segunda edição, 90 bilhetes foram distribuídos e 197 kits de doces entregues. Como resultados qualitativos, menciona-se a repercussão espontânea e positiva entre a comunidade em vista dos diversos encontros proporcionados, reiterando a importância de relações humanas baseadas na afetividade e na dialogicidade. Assim, destaca-se o alcance de seu objetivo, tendo-se a dimensão de que a adesão de servidores e estudantes e os ricos diálogos proporcionados sublinham o potencial da iniciativa. Vê-se também que o projeto consistiu em uma possibilidade de resgatar os diferentes vínculos de uma dinâmica pedagógica afetiva, mostrando-se sensível e necessário.

Palavras-chave


Afetividade; Diálogos; Encontros.

Texto completo: PDF