Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Integra IF!: mobilizando uma cultura de apoio, cuidado e reciprocidade entre os estudantes do Campus Osório
Gabriel Dornelles Machado, Gabriel Silveira Pereira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A ação de ensino Integra IF!, realizada no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, desenvolve-se com a intenção de recepcionar os estudantes ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, auxiliando-os nas dinâmicas de socialização, integração e compreensão da estrutura e da proposta institucional. Tem por objetivo contribuir para o acolhimento e a integração dos estudantes no ensino médio integrado, a partir de interlocuções com os discentes veteranos e de ações formativas a respeito da realidade a ser vivenciada. A prática surgiu, no âmbito da Assistência Estudantil, motivada pela percepção de complexidade observada na transição do ensino fundamental ao ensino médio, em uma instituição que promove educação profissional e tecnológica numa perspectiva integrada. Justifica-se sua realização pela necessidade de pensar em ações que acolham, integrem e ambientem os discentes ingressantes, considerando a potência à adaptação em um ambiente ainda desconhecido e distante das realidades anteriores. Como aspecto central à estrutura metodológica, menciona-se a dinâmica de “apadrinhamento”, na qual cada turma de terceiro ano, como anfitriã, recebe uma turma ingressante do mesmo turno, protagonizando um acompanhamento sensível e dialógico a partir de trocas de experiências e conhecimentos. A partir dessa interlocução, são propostas dinâmicas de integração, diálogos sobre projetos de ensino, pesquisa e extensão, compartilhamentos de experiências e, principalmente, o vínculo entre padrinhos e apadrinhados, referências no contato e nas trocas durante toda a trajetória formativa. Esta ação é desenvolvida desde 2018, precedendo a criação do Programa Pertencer - Acolhimento, Escuta e Integração em Assistência Estudantil, do qual passou a fazer parte desde 2020. Com isso, sinaliza-se que as repercussões da ação Integra IF! foram, a cada ano, ganhando diferentes contornos, sendo observadas questões conceituais e pedagógicas da prática educativa voltada às juventudes e aos seus tempos, sempre em percepção às estruturas institucionais e para além do espaço escolar, a exemplo da vivência no contexto pandêmico, com a suspensão das atividades presenciais em 2020 e 2021, e o retorno ao espaço físico em 2022, em um novo momento. Dessa forma, destaca-se o alcance integral de seu objetivo, a partir do movimento afetivo proposto pelas relações e, numa dimensão formativa, da instrumentalização para o (re)conhecimento da dinâmica do campus, com amparo e suporte voltado aos calouros. Enfatiza-se também os resultados positivos no que se trata do protagonismo dos estudantes veteranos e a potência de mobilizar uma cultura escolar de cuidado e apoio entre os educandos.

Palavras-chave


Ensino médio integrado; Integração; Ambientação.

Texto completo: PDF