Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática básica no campus Restinga
Artur Henrique Silva Haefliger, Luís Macedo, Francine Traçante

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A pandemia contribuiu fortemente para o crescimento da pobreza, da desigualdade social econsequentemente para a desigualdade na educação. Com a necessidade de realizar aulas emmodelo remoto muitos estudantes não conseguiram estudar. Observou-se uma grande carênciaem relação às disciplinas de exatas principalmente na área de matemática básica. Foram doisanos para a história, mas para os estudantes isso foi extremamente impactante em relação aqualidade do ensino. Sendo assim, como uma forma de oportunizar um espaço para que osestudantes possam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, promover a cooperaçãomútua entre discentes e docentes e permitir experiência com atividades de ensino, pesquisa eextensão o campus restinga oferece a monitoria de matemática que tem como objetivo principal“resgatar” esses estudantes, contribuir para um índice de aprovação melhor, manter o nível e a qualidade da educação deste Instituto e consequentemente combater a evasão escolar. Espera-se o desenvolvimento de habilidades e competências dos participantes do projeto, realização de pesquisas e a participação em feiras de Ciências para a troca de conhecimento e informação. Talprojeto tem como sua casa o Laboratório de Educação Matemática local onde são realizados osatendimentos individuais, desenvolvidas oficinas, criados materiais manipulativos,desenvolvidas as aulas de nivelamento, construídos materiais para PNE, dentre outras atividadesque são organizadas pelos quatro orientadores e bolsistas do projeto. O fato de contar com doismonitores permite à monitoria de matemática atender os estudantes de todos os turnos dotécnico integrado e Proeja e, como uma forma de administrar as atividades do projeto, sãorealizados encontrossemanais com monitor(a) e orientadores(as) para orientação das atividadesprogramadas de capacitação no uso de metodologias de ensino adequadas para atuação nasatividades propostas, definição de oficinas para determinado grupo de estudantes eaprofundamento dos conhecimentos de matemática do monitor quando necessário. Mesmorealizando uma vasta divulgação por meio de grupos de whatsapp, visitas em salas de aula, 2 postagens no portal e panfletos espalhados pelo campus, percebeu-se que a procura foi baixa.Pôde-se atribuir parte desse resultado parcial ao fato de o projeto ter iniciado em um períodopós avaliações, sendo assim, grande parte dos estudantes decidiram utilizar a monitoria em ummomento mais importante como estudar para provas e trabalhos. Entretanto, para incentivar aparticipação dos estudantes já foram definidas oficinas para diferentes turmas do ensino médiointegrado a partir do levantamento realizado por docentes de estudantes com problemas commatemática básica. A execução das atividades de monitoria de matemática para o Ensino Médioem outros anos mostrou-se grande aliada para os estudantes com dificuldades em matemáticae áreas afins, contribuindo positivamente no desempenho acadêmico.

Palavras-chave


ensino; aprendizagem; matemática

Texto completo: PDF