Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
NAC no IFRS-campus Osório e suas intervenções
Bianca Dutra Guidoni, Agnes Schmeling

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A partir da Política de Arte e Cultura do IFRS, aprovada pelo CONSUP em 2019, e o processo de criação do NAC (núcleo de arte e cultura do campus Osório), criou-se este projeto - ‘Intervenções do NAC no IFRS, campus Osório’ - almejando a efetivação do núcleo e a igualitarização ao acesso à arte e cultura a comunidade acadêmica, por meio de ações propostas por servidores e alunos para ampliar a presença cultural no campus Osório. É um projeto de ensino que objetiva viabilizar  a melhoria dos espaços físicos e virtuais do campus destinadas às Artes, proporcionar a presença da arte e cultura no campus, planejando, desenvolvendo, incentivando, valorizando e oportunizando aos estudantes o acesso a ações culturais, valorizando assim à Arte e Cultura no cotidiano dos alunos, como elemento sociocultural e contribuindo para a qualificação e aprimoramento dos estudantes em sua formação integral. Para o desenvolvimento do projeto, servidores e alunos se reuniram e planificaram ações que pudessem compor o seu desenvolvimento, tais como: Vida Cultural, Cor e Alegria no campus; Agenda Cultural; Viagens Culturais; Espaço Memória Cultural; Cinema, Sarau Literário e Intervenções Discentes. Nesta última, denominada de intervenções discentes, os alunos propiciam à comunidade institucional ações como: Trocas em Artes Visuais, Teatro, Plantões Musicais, Banco de Jogos e Trocas em Dança. Todas estas ações orientadas por discentes acontecem no mínimo uma vez na semana, a maioria sendo disponibilizadas em ambos os turnos e, atualmente, contam com a participação de mais de 20 estudantes em cada ação. Houve também a participação do NAC na 12ª MOEXP, por meio da organização das apresentações musicais, da oficina de contos e da exposição das produções artísticas dos alunos do campus, de forma digital. Mesmo com pouco tempo de atuação, através do ‘Intervenções do NAC’ se tornou notória a crucialidade de espaços que permitam aos estudantes  vivenciarem trocas artístico-culturais, dando a oportunidade a eles de criar, de expressar seus sentimentos, de produzir e consumir arte, tendo uma formação integral. Lembrando que o acesso à arte e à cultura é um direito garantido pela Constituição Federal para toda cidadã e cidadão brasileiro. O IFRS, como instituição de ensino federal, contempla as áreas artísticas em seus currículos, estando assim, adequado à legislação. Porém, os Institutos Federais vieram para inovar na educação e tem vocação para liderar e ser vanguarda também na promoção da cultura, da ciência e da tecnologia.

Palavras-chave


Arte; Cultura; IFRS.

Texto completo: PDF