Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria para o PROEJA: um relato de experiência
Roselaine Bernadete Borstmann, Cristiane Esteves Dalla Costa

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


No IFRS Campus Alvorada, percebeu-se a necessidade de um olhar mais atento e diferenciado para os alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O PROEJA é um programa que tem como proposta principal a formação profissional e acadêmica de pessoas que não tiveram acesso à escola ou a abandonaram no tempo habitual. A maior parte dos estudantes do Curso Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio (PROEJA) é composta por mulheres, mães e trabalhadoras. A conciliação de todos esses papéis com o papel de estudante, por diversas vezes, acaba sendo difícil. A partir dessa percepção, surgiu o Projeto de Ensino “Monitoria: promovendo permanência e êxito no PROEJA”, do qual faço parte como voluntária. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de uma estudante do PROEJA que atua como monitora no curso. O método utilizado é o de relato de experiência. Assim, conto aqui um pouco de minha vivência como monitora. A monitoria do PROEJA se faz necessária, pois proporciona o acompanhamento do aluno no seu ensino-aprendizado. A monitora tira dúvidas dos estudantes e relata aos professores onde estão as dificuldades. Ainda, orienta os alunos ao longo das atividades propostas, relembrando prazos de atividades que precisam ser realizadas e auxiliando os que precisam. A relação da monitora com os professores também é importante para tirar dúvidas. Outra experiência enriquecedora é a participação nos colegiados, quando há a oportunidade de se inteirar sobre assuntos institucionais e decidir sobre assuntos do curso. Por fim, finalizo com uma reflexão sobre minha experiência como monitora: para mim ser monitora é gratificante, pois além de auxiliar meus colegas nas suas dificuldades, ainda consegui resgatar alguns que estavam desistindo do curso, contribuindo para a diminuição da evasão escolar. Considero que o projeto contribui para a permanência e êxito dos alunos do PROEJA do IFRS Campus Alvorada, qualificando os processos de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Monitoria. PROEJA. Relato de experiência.

Texto completo: PDF