Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Compartilhando saberes e experiências docentes.
Renata Serpa Soares, Adair Adams

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O projeto de extensão Compartilhando Saberes e Experiências Docentes surgiu em 2018, a partir da necessidade de edificar uma rede de conexão entre os professores/profissionais da educação da região dos Campos de Cima da Serra, proporcionando a eles a oportunidade de dividir com os demais as suas experiências vivenciadas em sala de aula. Para embasar as reflexões compartilhadas, o projeto propõe a realização de estudos de obras clássicas dedicadas à investigação da educação. A referida região não dispunha de um projeto de aproximação e conversa ampla entre profissionais da educação. Seu objetivo é proporcionar à comunidade educativa o conhecimento de diversos trabalhos pedagógicos singulares, exercidos por profissionais, e ainda, ampliar o repertório dos participantes por meio de leituras e debates de obras pedagógicas, sociológicas e filosóficas, direcionadas à educação. Também, com essa finalidade, no presente ano de 2022, são ofertadas formações pedagógicas periódicas dando um enfoque especial aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, independente de seu exercício em rede pública ou privada. O primeiro contato com os possíveis colaboradores do projeto foi realizado por meio do aplicativo Whatsapp, iniciando por docentes parceiros e atuantes, que se propuseram a fazer saber aos seus colegas quanto às proposições desse projeto. O contato seguinte, foi dado por e-mail, realizando os convites para os encontros semanais de formações online, via Google Meet. Os temas de leitura, reflexão e escritas foram escolhidos de forma coletiva, de acordo com as carências identificadas advindas de diálogos prévios com a comunidade externa. Os encontros de reflexão acontecem, em sua maioria, uma vez ao mês, e os encontros para leitura e debate de obras pedagógicas, três vezes ao mês, ambos aos sábados pela manhã. O tema geral discorrido nos encontros é Alfabetização e Letramento, e a obra em discussão é o livro “Pedagogia Profana -  danças, piruetas e mascaradas”, de Jorge Larrosa. Os resultados do projeto são: - publicação de livro com as experiências docentes; - fortalecimento das causas atuais da educação; - enfrentamento coletivo dos desafios educacionais; - criação de um repositório educacional voltado às ações que qualificam a educação, hospedado no site do Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Campus Vacaria; fortalecimento de grupos de estudos sobre a educação nas escolas da região. Por fim, compreendendo a função social aqui exercida, o projeto se faz indispensável por reconhecer a importância da partilha das experiências e saberes docentes como reverberação do ato de educar.



Palavras-chave


Educação; Saberes; Experiências docentes.

Texto completo: PDF