Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Compartilhando saberes e experiências docentes.
Teófilo Lemos Almeida Filho, Adair Adams

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O projeto de extensão Compartilhando Saberes e Experiências Docentes começou sua atuação em 2018, cobrindo necessidade de uma rede de conexão e contato entre os professores/profissionais da educação da região dos Campos de Cima da Serra, proporcionando a eles a os meios para dividir com os demais as suas experiências de sala de aula. No sentido de criar uma boa base para seu objetivo, o projeto propõe a realização de leituras e debates de obras clássicas dedicadas ao estudo da educação. A região não possuía um projeto de aproximação e conversa ampla entre profissionais da educação. Nosso objetivo é proporcionar à comunidade educativa o conhecimento de diversos trabalhos pedagógicos exercidos por profissionais, e ainda, ampliar o repertório dos participantes por meio de leituras e debates de obras pedagógicas, sociológicas e filosóficas, voltadas à educação. Também, com essa finalidade, no presente ano, são oferecidas formações pedagógicas periódicas com enfoque maior aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, independente da rede escolar. O primeiro contato com os possíveis colaboradores do projeto foi estabelecido por meio do aplicativo Whatsapp, inicialmente com docentes parceiros e ativos, que se propuseram a espalhar aos colegas quanto às proposições desse projeto. O contato seguinte, via e-mail, foi realizando os convites para os encontros semanais de formações online, realizadas da plataforma Google Meet. Os temas de leitura, reflexão e escritas foram escolhidos coletivamente, tentando atender as carências identificadas mediante diálogos prévios com a comunidade externa. Os encontros propostos para formações acontecem, na maioria das vezes, uma vez ao mês, e os encontros para leitura e debate de obras pedagógicas, três vezes ao mês, ambos aos sábados pela manhã. O tema geral discorrido nos encontros é Alfabetização e Letramento, e a obra em discussão é o livro “Pedagogia Profana -  danças, piruetas e mascaradas”, de Jorge Larrosa. Os resultados do projeto são: publicação de livro organizado pelos bolsistas que contenha as experiências docentes enviadas; fortalecimento das causas atuais da educação; enfrentamento coletivo dos desafios educacionais; criação de um repositório educacional voltado às ações que qualificam a educação, hospedado no site do Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão, do Campus Vacaria; fortalecimento de grupos de estudos sobre a educação nas escolas da região. Por fim, admitindo-se a importante função social exercida, o projeto mostra-se imprescindível à região por reconhecer a importância e estabelecer uma rede de compartilhamento dos saberes docentes com importante reflexos na educação.

 


Palavras-chave


Saberes; Compartilhar; Pedagogia.

Texto completo: PDF