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Programa Pertencer e assistência estudantil: construções de acolhimento, escuta e integração
Maria Antonia Rosa Alves, Gabriel Silveira Pereira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O Programa Pertencer é uma iniciativa de ensino que integra e articula ações no âmbito da Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Osório. Tem por objetivo contribuir para a construção do sentimento de pertencimento dos estudantes do Ensino Médio Integrado, zelando pela permanência e o êxito. Apresenta como metodologia a criação de espaços/momentos de diálogo e socialização, a partir de dinâmicas orientadas para uma cultura escolar sensível e humanizada. Justifica-se e é motivado pela perspectiva de poder viabilizar ações formativas que contemplem a diversidade de experiências e trajetórias dos educandos, auxiliando-os nos processos de socialização, inclusão e inserção. Atualmente, o Programa está em sua terceira edição, iniciando com suas atividades em 2020, em formato remoto. Em sua constituição, destaca-se a criação de um perfil na rede social Instagram – no qual vem se tendo a divulgação de atividades, interações com seguidores e lembranças dos momentos vividos no âmbito da iniciativa. Nas duas primeiras edições, foram desenvolvidas publicações e rodas de conversas on-line sobre temas como acolhimento, bem-estar, juventudes, inclusão e saúde mental, além da Campanha Palavras que Abraçam, a qual visou disseminar mensagens de carinho e afeto, intituladas como abraços virtuais. Diante dessas práticas, foram mobilizados profissionais atuantes na instituição, bem como parcerias externas, a exemplo de cinco psicólogas e uma educadora especial. Em ambiente presencial, em 2022, considerando as implicações dessa nova experiência, o Programa vem proporcionando ações de contato e diálogo, como jogos e outras dinâmicas de integração entre estudantes veteranos e novatos. Também criou e desenvolveu duas edições do Projeto Conexões Afetivas, com a distribuição de envelopes pelo campus com instruções que levavam a encontros cheios de afetos com outros colegas e/ou servidores. Em termos de resultados, sinaliza-se, qualitativamente, para as repercussões positivas, observadas pelos comentários em rede e no acolhimento presencial. Adiciona-se a isso o reconhecimento do Programa como marcante às trajetórias discentes e destaque em falas de representantes estudantis durante dinâmicas como conselhos de classe. Com isso, sublinha-se o alcance do objetivo primário, considerando as múltiplas possibilidades propostas e engajadas em fortalecer a permanência com êxito dos discentes. Ratifica-se que o Programa Pertencer já se configura como um importante braço da atuação da Assistência Estudantil, cumprindo o compromisso de desenvolver ações universais com ênfase para o pertencimento dos educandos e o fortalecimento de seus vínculos afetivos na constituição institucional.

Palavras-chave


Acolhimento; Assistência estudantil; Pertencimento

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