Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O pensamento geométrico: construções a partir de atividades investigativas
Otávio Dias de Souza Garcia, Elisa Daminelli

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Este trabalho é um recorte do Projeto Ensinando e Aprendendo Matemática que tem como foco proporcionar espaços de aprendizagem de Matemática, sobretudo buscando superar dificuldades e defasagens de conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio, que foram agravadas durante o ensino remoto. Em um levantamento prévio, realizado através de formulário online, nas turmas  de Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório, os estudantes apontaram Geometria como o tema de maior dificuldade, indicando que desconhecem conceitos básicos de Geometria, ou que não tiveram contato com Geometria durante o ensino fundamental, e ainda, que a Geometria foi trabalhada no Ensino Médio durante o período de Pandemia de COVID-19, portanto, no Ensino remoto, o que aumentou as dificuldades de compreensão e aprendizagem dos conceitos. O objetivo, então, foi desenvolver uma proposta de atividades utilizando instrumentos de desenho como régua, compasso e transferidor, em atividades investigativas, com foco na compreensão dos conceitos, definições e teoremas que fazem parte do pensamento geométrico. As atividades foram realizadas em encontros semanais em turno inverso ao de aula dos estudantes. O foco era desenvolver o conhecimento sobre geometria a partir de atividades investigativas buscando desmistificar um conteúdo considerado difícil e que normalmente é trabalhado  de forma abstrata. Utilizou-se como referencial teórico metodológico os Cenários para investigação de Skovsmose e a Modelagem Matemática na concepção de Barbosa. Como forma de avaliação buscou-se valorizar a participação e a produção individual ou coletiva nas atividades. Como resultados observou-se que os estudantes envolveram-se nas atividades propostas e sentiram-se desafiados e motivados em aprender Geometria. Com os objetivos do projeto sendo postos em prática, espera-se que os estudantes que participaram tenham ampliado seu conhecimento de Geometria de modo que suas dificuldades tenham sido superadas.

Palavras-chave


Geometria; Investigação; Aprendizagem.

Texto completo: PDF