Última alteração: 21-11-2022
Resumo
No presente contexto da arte contemporânea mundial, uma das linguagens que têm sido recorrente é a produção de arte cerâmica pela sua função estética, social e histórica. Nos estudos documentados das pesquisas realizadas entre 2017 e 2021 foi identificada uma carência de registros do que têm sido produzido na arte cerâmica no Sul do Brasil, mais especificamente, no Rio Grande do Sul. Assim, demanda ações que possam reunir registros e expandir a presença e a experiência da arte nas culturas, cuja potência se firma para suportar e elaborar o vivido cotidianamente. Diante disso a pesquisa tem como objetivo realizar um estudo para identificar a arte cerâmica do Rio Grande do Sul, na contemporaneidade, de modo a compor documentos de apresentação, de estudo e de aporte didático que promovam o registro dessa produção, contribuindo para a divulgação, valoração e fortalecimento do potencial pedagógico e cultural da arte como conhecimento. A metodologia de abordagem qualitativa, com propósito descritivo, estabelece estudos bibliográficos documentais e de levantamento de dados que foram compreendidos, selecionados e compilados. A partir dos dados iniciais produzidos no projeto extensionista “Arte, cerâmica e cultura”, foram elaborados instrumentos que colaboram na compilação das informações e para a identificação da produção de cerâmica contemporânea e de seus criadores. As fichas de conteúdo e catalográficas, bem como as planilhas para compor o banco de dados, foram compilados a partir de um formulário e dos documentos disponibilizados pelos oito colaboradores iniciais, que apresentam a produção artística, a poética das obras em arte cerâmica, a trajetória dos artistas, os currículos e textos publicados. Os critérios que norteiam a classificação e identificação da arte cerâmica contemporânea no Rio Grande do Sul, inicialmente, apontam a qualidade da produção artística, a atualização, o currículo do artista e a relevância da arte cerâmica, de modo a formar uma proposição atual com qualidade, representatividade e efetividade. O estudo demonstrou limitações na disponibilidade dos dados pelos colaboradores e seguem em ampliação. Os instrumentos elegidos permitiram a coleta e sistematização dos dados, produzindo um material com conteúdo de qualidade para apresentar a coletânea representativa da arte cerâmica contemporânea do RS.