Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
“Sopro podcast - ano II”, um projeto de cultura e literatura
Vitória Marcolin, Tiago Pedruzzi, Mateus Daniel Tasca Casagrande

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


Podcasts são, de maneira geral, conteúdos em formato de áudio que permitem aos interlocutores ter acesso a diversos temas, podendo servir tanto ao entretenimento quanto ao aprendizado dos ouvintes. A partir desse viés, foi criado o projeto de extensão sobre literatura e cultura intitulado “Sopro Podcast", atualmente em seu segundo ano, que conta com a coordenação de Tiago Pedruzzi e a participação de Michele Savaris, Iuri Müller, Celso Augusto Uequed Pitol, além dos bolsistas Mateus Daniel Tasca Casagrande e Vitória Carolina Martins Marcolin. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é apresentar o projeto “Sopro Podcast”, que oportuniza debates e discussões que envolvem o mundo literário e cultural em um programa possível de ser escutado, através da internet, por todos os que se interessam pelas temáticas debatidas. A apresentação deste trabalho se justifica pela relevância dos temas tratados e o consequente número de acessos e difusão dos episódios já disponibilizados. A forma como o projeto é conduzido contempla: a escolha do assunto a ser discutido, obras e/ou autores; a definição de convidados para a conversa; a leitura de materiais acerca do tema escolhido; a realização de reuniões com os participantes de cada episódio; a gravação e a edição do áudio e, ainda, a divulgação do episódio nas redes sociais e em outros meios digitais. Quanto aos resultados, atualmente o projeto conta com dez episódios que dialogam com a obra de escritores como Miguel de Unamuno, Dante Alighieri e Art Spiegelman, além de temas que não estão, necessariamente, vinculados a obras ou autores específicos. As plataformas utilizadas para a postagem dos episódios e posterior audição do público são Spotify, YouTube, Deezer, Soundcloud, Amazon Music, Mixcloud, Podcasts da Apple, Pocket Cast, RadioPublic, Disjuntor e Castbox, sendo as duas primeiras as mais acessadas. As artes de divulgação são publicadas simultaneamente nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter, juntamente com publicações que apresentam curiosidades e frases de diversos escritores. Até o momento, o podcast conta com mais de 830 audições, somando todas as plataformas de difusão. Deste número, 79% são audições realizadas a partir do Brasil, e os outros 21% são divididas entre países como Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, França e outros. Diante do que foi exposto, pode-se afirmar que o projeto é relevante, pois contribui para a ampliação dos conhecimentos do mundo literário e cultural dos ouvintes, colaborando, inclusive, com profissionais da educação que desejam indicar conteúdos extra-aula a seus estudantes, além de propiciar aos bolsistas e demais membros no projeto maior entendimento acerca das obras e autores apresentados.


 


Palavras-chave


Cultura; Literatura; Podcast.

Texto completo: PDF