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Ensino de ciências e divulgação científica: abordando o filo dos cordados em textos de divulgação científica
Luiz Gustavo Silveira Gomes, Janaína de Nardin, Audri Silva dos Santos, Fedra Quijano Kruger

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


A educação científica exerce um papel importante tanto para a construção do conhecimento quanto para a compreensão do mundo. Porém, o ensino de ciências pode enfrentar muitas dificuldades, pela linguagem utilizada, pelo distanciamento do cotidiano dos estudantes, entre outros motivos. A divulgação científica, através de revistas, mídias sociais, eventos, jornais e outros meios de comunicação, pode ser uma importante aliada ao ensino de Ciências. Entre as várias formas de divulgação, diversos autores têm destacado as potencialidades dos textos de divulgação científica (TDC) na superação de algumas dessas dificuldades. Com isso, o projeto de pesquisa “Ensino de ciências e divulgação científica: reflexões e possibilidades para o ensino de Biologia”  tem como objetivo analisar textos de divulgação científica (TDC), relacionados à biologia, e verificar se eles contam com correção científica e recursos adequados para que possam constituir ferramentas de apoio nas aulas de Ciências e Biologia. O objeto de análise foi a Revista Pesquisa FAPESP,  nas edições de dezembro de 2021 a novembro de 2022.  A metodologia consistiu, primeiramente, na definição do tema da Biologia a ser analisado, e também das seções da revista que seriam incluídas. Para isso, foram escolhidas palavras-chave, correspondentes a nomes de seções da revista, de modo que foram incluídos na análise apenas textos presentes nas seções nomeadas com as palavras-chave escolhidas. A análise dos TDC foi qualitativa, quanto à sua forma e seu conteúdo, com uma abordagem descritiva e exploratória, baseada em categorias.  A dimensão forma entende-se pela estrutura que compõe o texto, a linguagem utilizada e seus recursos visuais e textuais. Já a dimensão conteúdo tem como abrangência a temática, procedimentos internos da ciência, funcionamento institucional da ciência e abordagem e contexto em que o artigo se encontra. O tema principal, escolhido para a análise dos TDC, foi o Filo Chordata. As seções escolhidas para análise foram: Capa, Notas, Entrevista, Ecologia, Primatologia, Zoologia, Paleontologia, Clima, Ambiente, Genética, Paleoecologia, Primatologia, Biogeografia, Pecuária, Biologia, Biodiversidade, Biologia Marinha, Fisiologia, Oceanografia, Biota e Evolução. Até o momento, foram analisadas as revistas de dezembro, janeiro, fevereiro e março; 66 artigos foram verificados, dos quais 15 trataram da temática escolhida. Os TDCs avaliados abordaram subtemas relacionados à Ecologia, Paleontologia, Genética, Morfologia e Fisiologia de Cordados, indicando grande potencialidade para uso em sala de aula. Todos artigos analisados têm a linguagem acessível ao público geral e alguns contém imagens ilustrativas ou infográficos, que não só contribuem para o apelo estético do artigo, mas também auxiliam na contextualização do assunto tratado. A revista oportuniza reflexões e discussões que abrangem a ciência, seu funcionamento interno e como instituição e sua relação com a sociedade. Além disso, contribui também para a formação de pensamento crítico, aptidões acadêmico-científicas e atribuição do conhecimento adquirido com o cotidiano.


Palavras-chave


Divulgação científica; Ensino de ciências; Ciência.

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