Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Pibid em ação: laboratório de contação de histórias
Vinicius dos Santos Vieira, Caroline De Morais

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Ao considerar o IFRS como um espaço plural e propício para a formação complementar, o presente projeto favorece o encontro dos licenciandos em Pedagogia, do Campus Farroupilha, para o aprendizado da contação de histórias, pensando na preparação docente. Desse modo, prepara-se a comunidade acadêmica para a prática de sala de aula, antes dos estágios obrigatórios, oportunizando aos estudantes momentos de interação e aprendizado com os pares. O objetivo geral do projeto está em oportunizar experiências pedagógicas práticas para os estudantes da Licenciatura em Pedagogia, aproximando-os das ações docentes com o auxílio dos acadêmicos vinculados ao Pibid, que estão iniciando a aproximação com o ambiente escolar. Esse momento de troca integra os acadêmicos do curso de Pedagogia de forma ampla, unindo os estudantes que já atuam em sala de aula, os que ainda não estão inseridos nas escolas e os bolsistas participantes do Pibid. Sendo assim, o aprendizado com o laboratório de contação de histórias é um espaço para compartilhar experiências pedagógicas e aprender com os colegas de outros semestres. A metodologia adotada é qualitativa, habilitando os acadêmicos para a realidade escolar, preparando-os com materiais que possam auxiliar no cotidiano docente. Nesse sentido, as oficinas de contação de histórias, que são quinzenais, tratam de obras literárias infantis e potencializam a socialização, a desinibição, a participação, o compartilhamento, entre outros aspectos. Ao ofertar essa ação, observa-se como resultados parciais o envolvimento dos estudantes, que buscam aperfeiçoamento e entendem a importância de estar preparado para a prática pedagógica. Diante disso, considera-se que as atividades de ensino favorecem a permanência e o êxito escolar dos estudantes da graduação, reconhecendo, como considerações finais, a relevância de atividades que efetivamente sejam direcionadas para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura.

Palavras-chave


Pedagogia; Formação de professores; Contação de histórias.

Texto completo: PDF