Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Educação complementar e inclusiva com o Papo Sustentabilidade
Maria Vitória da Costa Sutil, Audri Silva Santos, Fedra Quijano Kruger, Janaína De Nardin, EVELLYN BERNARDINO ROSA, Rogério Andrei Mesquita

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A Agenda 2030 é um plano de ação firmado em 2015 pelos estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), com o compromisso para o desenvolvimento sustentável, o grande desafio global, onde foram estabelecidos os ambiciosos e interconectados Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e que além de abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentado por pessoas no mundo todo, promovem e asseguram a educação complementar e inclusiva.  Neste contexto, o trabalho foi desenvolvido através do projeto de ensino  “Papo sustentabilidade”, tendo como relevância acadêmica o anseio de tratar assuntos de importância ambiental, social, política, e econômica por meio da troca de experiências, buscando inspirar jovens profissionais através do compartilhamento de conhecimento e da produção de materiais audiovisuais, além de buscar tornar mais efetiva a sustentabilidade que almejamos enquanto necessidade planetária. Tendo em vista nossa proposta, buscamos analisar neste projeto os ODS e sua sinergia em relação à realidade do campus Alvorada, categorizando-os em cinco grupos para melhor trabalhá-los. Na etapa posterior, realizamos a seleção de materiais audiovisuais que abordassem a temática: a natureza sustenta toda vida na Terra (ODS 14 Vida na água e ODS 15 Vida terrestre) onde buscamos vídeos curtos, de fácil compreensão, acessíveis para o aprendizado dos estudantes do ensino médio, e que ainda pudessem ser abordados nas diferentes áreas de conhecimento. Esta opção se deu pois percebemos a possibilidade de romper a barreira do espaço tempo, trabalhando com uma ferramenta que pode ser utilizada futuramente em diferentes espaços e mídias, além do compartilhamento de conhecimento. No entanto, percebemos que muitos destes materiais, apesar da riqueza de informações não possuíam acessibilidade, eram vídeos em língua inglesa, sem legenda, ou continham apenas legendas sem áudio. Logo, iniciamos uma nova etapa caracterizada pela edição dos vídeos que incluíram cortes editoriais, a inclusão de legendas e a dublagem para aumentar a acessibilidade aos alunos, efetivamente tornando-os inclusivos. Este compilado de vídeos foi apresentado no campus em uma sessão de cinema, durante a Galeria OBVI (Observatório Ambiência em Movimento). Ainda buscamos outros meios de abordagem para alcançar cada vez mais o entusiasmo da comunidade acadêmica quanto aos ODS e acreditamos ser necessário uma maior promoção a inclusão em todos os níveis, para tal nossos próximos passos visam incluir a tradução de libras em todos os materiais produzidos e disponibilizar também a audiodescrição.



Palavras-chave


Audiovisual; Acessibilidade; ODS

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