Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Cidade Inventiva - A apropriação da cidade enquanto um território para aprender e ensinar, no contexto de um projeto integrador no curso técnico em Informática
Felipe Winck Ottoni, Lisiane Cézar de Oliveira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A proposta da formação integrada na educação profissional técnica de nível médio, busca superar a separação entre a formação intelectual e a profissional, entre teoria e prática, entre o trabalho manual e o intelectual. O Projeto Integrador (PI) é um espaço interdisciplinar, proposto no contexto do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRS- campus Ibirubá, tendo como motivação, constituir com os estudantes, um território de aprendizagens, onde os conhecimentos teórico-práticos serão construídos na vivência e convivência, na perspectiva do curso e no que se refere as diferentes dimensões do IFRS. Para além, o PI visa oportunizar um espaço formativo, onde os estudantes possam desenvolver competências técnicas, digitais, desejáveis aos Técnicos em Informática, uma vez que os mesmos serão instigados a compreender a relação entre a teoria e a prática, bem como, reconhecer a interdisciplinaridade no que se refere a realidade social contemporânea e do mundo do trabalho. O PI é constituído por um grupo de docentes, de diferentes áreas de conhecimento, que propuseram a temática norteadora “Cidade”, no sentido de instigar os estudantes a cocriarem soluções inventivas, para problemas reais, que emerjam de questões evidenciadas, no contexto deste tema. Neste sentido, o objetivo do projeto “Cidade Inventiva” é desenvolver uma ação educativa e cidadã, no contexto da cidade, ideada, concebida e cocriada no contexto do Projeto Integrador. Como metodologias de trabalho, nos apropriaremos da aprendizagem baseada em projetos e do método cartográfico de pesquisa-intervenção. Sendo que, o PI foi dividido em três etapas, sendo a primeira de problematização (Rastreio), a segunda de desenvolvimento (Toque e Pouso) e a terceira de aplicação e apresentação (Reconhecimento Atento). Constituído de encontros de 2 horas, realizados semanalmente com os estudantes, para a construção coletiva e conectiva do percurso inventivo das pesquisas e de um intregável, que emerge do referido PI. Como resultados parciais, no contexto do PI e na perspectiva deste projeto “Cidade Inventiva”, destacamos três ações, que estão em processo de desenvolvimento pelos estudantes do curso técnico em Informática: Estacionamento Inteligente (Automação e Aplicativo), Fabricação Digital de placas em Braille (IFMaker) e oferta de Oficinas de Letramento Digital para Idosos. Os resultados esperados, oriundos do trabalho do bolsista, na perspectiva de uma monitoria acadêmica, se dão no sentido da articulação dos estudantes com os docentes, com a comunidade, com os espaços e as temáticas de conhecimento que emergirem do PI. Sendo que o mesmo possa produzir dados para a análise do percurso do PI, bem como contribuir com as habilidades que possui e também no sentido de desenvolver e ampliar competências técnicas e digitais.

Palavras-chave


cidade, invenção, projeto integrador

Texto completo: PDF