Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Motivações e memórias dos ingressantes dos cursos das áreas de Ciências do IFRS - Campus Porto Alegre.
Carolina Adriana Cidade, Andréia Modrzejewski Zucolotto

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


No contexto de dois cursos nas áreas de Ciências da Natureza e Química do IFRS – Campus Porto Alegre emergiu a investigação sobre as motivações dos alunos e construção das identidades profissionais nas trajetórias de formação na Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química (LCN) e no Técnico em Química (TQ). O recorte da pesquisa discutido neste trabalho versa sobre o perfil e as memórias dos alunos ingressantes de 2020 a 2022. Assim, discutem-se suas vivências estudantis e como essas influenciaram nas escolhas pela área e como essas reverberam nas suas identidades profissionais. A metodologia teve abordagem qualitativa. É descritiva e explicativa quanto aos seus objetivos e o procedimento é estudo de caso. Adotou-se a análise textual discursiva (ATD) na produção de conhecimentos, a partir dos dados levantados. A investigação foi desenvolvida mediada por tecnologias digitais, de modo remoto. Na pesquisa, os alunos foram convidados por e-mail, para responder um questionário sobre suas motivações pela área das Ciências. A análise dos dados levantados permitiu traçar o perfil dos alunos desses dois cursos. Eles são majoritariamente egressos de escola pública, alguns já possuem formação técnica e/ou superior. Sobre suas atividades alguns são/foram bolsistas do IFRS ou relataram que não trabalhavam. Quanto à motivação para a escolha dos cursos, relatam interesse nas áreas das Ciências e da Química, pois eram as disciplinas que mais gostavam na Educação Básica. Narram boas memórias da sua escolarização, especialmente com relação a feiras e mostras de trabalhos das quais participaram. Apesar da falta de docentes enfrentada por alguns e do enfrentamento de dificuldades nos estudos de Química e Biologia, optaram pela área das Ciências por afinidade. Sobre as expectativas dos pesquisados quanto ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza descrevem o desejo de atuação como docente e de aprender a ensinar Ciências da Natureza e, o interesse pelo curso que tem característica interdisciplinar. Relataram terem sido inspirados pelos seus professores a escolherem a docência. Já dentre os estudantes do Curso Técnico em Química, os participantes almejam uma formação gratuita, de qualidade e sólida para oportunizar sua entrada no mundo do trabalho. Manifestam o desejo e a necessidade de contribuir na renda familiar. Consideram o curso técnico uma ótima oportunidade de qualificação profissional, considerando o apreço pela área da Química. Em ambos cursos se percebeu uma identificação com a área, reiterando sua escolha por uma área considerada “difícil”, porém desafiadora para seus estudos. Tais resultados poderão contribuir na elaboração de ações para ampliar a permanência e o êxito nos cursos em questão no Campus Porto Alegre, além de reiterar a importância do papel docente na Educação Básica.

 

 


Palavras-chave


Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química; Identidade profissional; Técnico em Química.

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