Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
MusiCampus: criando espaços para a prática e apreciação musical
Sofia Bresciani Weber, Rafael de Oliveira, Mariana Batalha de Mello, Felipe Akauan da Silva, Vicente Rodrigues de Almeida

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto MusiCampus, desde a introdução de sua ideia no campus Vacaria do IFRS em junho de 2022, consiste na consolidação de espaços e tempos voltados para a realização de práticas musicais em âmbitos diversos, desde seus aspectos teóricos, tećnicos, criativos e coletivos, despertando a atenção de diversos estudantes e servidores que já carregavam ou não certa bagagem musical. As primeiras dinâmicas foram conduzidas para melhor conhecer os gostos, interesses e habilidades musicais de cada um dos participantes. Essa prática foi fundamental para parte da formação metodológica e didática dos encontros.

A organização da parte prática dos encontros começou com a escolha de músicas para compor o repertório do projeto (de livre contribuição de todos os seus membros), principalmente a partir de obras populares de compositores e intérpretes nacionais e internacionais, tais como Francisca Gonzaga, Luiz Gonzaga, Elton John entre outros. A partir delas, foram iniciados estudos de compreensão e leitura de partituras, além de práticas instrumentais e vocais. A liberdade para formação de grupos foi priorizada a fim de tornar o ambiente o mais amistoso e confortável possível para o processo de aprendizado.

Os encontros, que ocorrem semanalmente nas terças-feiras, geralmente se iniciam com atividades de socialização e melhor inserção no ambiente onde ocorrem os estudos em conjunto, tais como exercícios de aquecimento e alongamento, debates sobre certo tema (músicas, artistas, concertos, etc) e conversas breves sobre as impressões de cada um sobre o projeto.

A organização de apresentações e interações musicais também estiveram presentes, contando com uma apresentação aberta no dia de conselhos de classe (no qual as atividades em sala de aula são interrompidas e atividades alternativas são oferecidas), inspirando mais estudantes a usufruírem dos instrumentos disponíveis no palco aberto do campus, compartilhando conhecimentos entre si. Do mesmo modo, com a promoção de um sarau para “O Dia da Mulher Negra, LatinoAmericana e Caribenha”, por parte de outro projeto do campus, apresentações de alunas foram organizadas por membros do MusiCampus, incentivando seu desenvolvimento artístico e social.

Além das atividades diretamente voltadas ao MusiCampus, os participantes relatam sentirem-se melhor inseridos como parte da instituição como um todo, desse modo, melhorando suas relações com colegas, professores e também promovendo melhoras em seu desempenho acadêmico.

A contribuição do MusiCampus para o campus se expande para além das atividades diretamente ligadas aos encontros do projeto, se mostrando relevante como parte das manifestações culturais promovidas na Instituição. Tal relevância revela que, por sua versatilidade, a variedade de expressões culturais construídas pelos participantes do projeto contribui para a expansão do universo cultural do campus, dando voz à arte individual de cada um que participa ativamente ou que aprecia o trabalho realizado.


Palavras-chave


Música; Educação Musical; Integração.

Texto completo: PDF