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Informática na Educação brasileira: estudo prosopográfico de um campo em formação (1983-1989)
Jaciara Francisco, Marcelo Vianna

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


Em uma busca por modernização e tendências tecnológicas que se tornavam cada vez mais presentes, o Governo Federal brasileiro, em parceria com universidades públicas do país, deu início em 1983, ao Projeto Educação com Computadores (EDUCOM). Concebido para iniciar pesquisas que investigassem as possibilidades entre os campos da Educação de 1º e 2º grau e da Informática, o Projeto EDUCOM também foi importante para a formação e desenvolvimento de pesquisadores que atuassem nessa nova área que chegava ao Brasil. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo, apresentar os resultados preliminares de um estudo prosopográfico em andamento, que visa identificar os perfis dos profissionais envolvidos no Projeto EDUCOM, sendo esses portanto, pioneiros na utilização de tecnologias computacionais na Educação de crianças e jovens à nível nacional. Os grupos inicialmente analisados, foram compostos por sujeitos que participaram dos momentos iniciais da implementação do Projeto EDUCOM na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, duas das universidades que se destacaram dentre as cinco escolhidas para o Projeto. A coleta de dados se deu, principalmente, através de fontes disponíveis na web, como o Currículo Lattes, perfis acadêmicos em sites das próprias universidades e entrevistas concedidas à blogs e revistas, sendo analisadas através de bibliografias específicas sobre a prosopografia, a História da Informática, Informática Educativa e do Brasil. Nossos resultados iniciais apontam que os grupos atenderam à proposta de interdisciplinaridade, reunindo profissionais das mais diversas áreas, como Ciências Sociais, Educação, Engenharias (Elétrica, Mecânica e Computação), Psicologia e Pedagogia. Os dois núcleos do projeto EDUCOM congregaram profissionais que já se dedicavam a pesquisas para entender os usos e efeitos da utilização do computador na Educação, ou seja, profissionais mais experientes, com aqueles que estavam iniciando suas pesquisas, em alguns casos, sendo formados nesse processo. Sendo assim, as pesquisas em ambas as universidades foram desenvolvidas por pesquisadores com um conjunto de conhecimentos na área, proporcionando com isso maior agilidade na implementação e execução do Projeto, em relação à outras universidades participantes do Projeto EDUCOM. Muitos dos profissionais que deram início aos estudos da Informática na Educação seguiram pesquisando essa relação, contribuindo em grande medida para os debates das décadas seguintes e, inclusive, sendo importantes referências no assunto, além de formar gerações de pesquisadores e professores da área.

Palavras-chave


Informática na Educação; Projeto EDUCOM; Pioneiros; Prosopografia.

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