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A Biotecnologia nos textos de divulgação científica: análise com base na Revista Pesquisa FAPESP
Ana Elizabeth Von Wurmb da Silva, Janaina De Nardin

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


A divulgação científica, feita através de revistas, propagandas e mídias sociais é um importante aliado na propagação dos conhecimentos científicos, para que eles alcancem grande parte da população. Além disso, a divulgação científica, como na forma de textos, tem potencial para contribuir com o ensino de Ciências nas escolas. No entanto, a linguagem utilizada na divulgação pode se tornar uma barreira entre as pessoas e o conhecimento, dificultando o entendimento e o interesse ao acrescentar termos e palavras desconhecidas para os demais. O projeto de pesquisa “Ensino de ciências e divulgação científica: reflexões e possibilidades para o ensino de biologia” tem como objetivo principal analisar textos de divulgação científica (TDC), com temáticas relacionadas à Biologia, e verificar se tais textos podem constituir ferramentas de apoio para uso em aulas de Ciências e Biologia. A revista escolhida foi a Revista Pesquisa FAPESP, nas edições de dezembro de 2021 a novembro de 2022. Após a definição do tema e das temáticas a serem incluídas, a metodologia de análise utilizada foi do tipo qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, baseada em categorias, onde a forma e o conteúdo dos TDC foram avaliados. O conteúdo inclui a temática, os procedimentos internos da ciência, o funcionamento institucional da ciência, as abordagens e o contexto do artigo analisado. Já a forma engloba a estrutura, a linguagem, os recursos visuais e textuais do texto. Primeiramente, a temática escolhida para esta análise foi definida:  Biotecnologia. Após, foram estabelecidas as seções da revista que entrariam na análise: capa, notas, notas da pandemia, endocrinologia, clima, ambiente, ecologia, saúde, covid-19, biodiversidade, genética, biotecnologia, neurociência, infectologia, medicina, biologia, fisiologia, microbiologia, biologia molecular e engenharia genética. Nem todas essas seções estão presentes em todas as edições. Para a análise de forma e conteúdo, foram incluídos apenas os textos dessas seções que, após a leitura inicial, abordassem a temática escolhida. Até o momento, foram analisados 15 textos, relativos aos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, sendo que o tema biotecnologia apareceu em todas essas edições. As subtemáticas dentro desse tema estão sendo catalogadas, como a área da Biotecnologia presente em cada TDC, e as técnicas de Biotecnologia tratadas, de modo a contribuir com o uso futuro desses textos no ambiente escolar. No que se refere às áreas de atuação da Biotecnologia, os TDC avaliados abordaram Saúde; Meio Ambiente; Agricultura; Indústrias; Bioinformática e Nanotecnologia; e Regulamentação, patentes e questões morais e éticas. Os textos analisados trazem informações corretas e não sensacionalistas, com uma linguagem de fácil compreensão, favorecendo seu futuro uso didático. Além disso, a Revista Pesquisa FAPESP aborda questões sociais e econômicas, trazendo consigo não só a informação científica, mas também um pouco de conhecimento geral, permitindo relacionar essas informações com o cotidiano.

Palavras-chave


Divulgação científica; Ensino de ciências; Biologia.

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