Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
IFRS Contribui: A prestação de assessoria multidisciplinar gratuita e de qualidade para os micro e pequenos empreendedores.
Quezia Obach Gonçalves, PRISCILA SILVA ESTEVES, NILO BARCELOS ALVES, CAROLINA KRUSE RAMOS, Cristiane Esteves Dalla Costa

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Durante a pandemia de COVID-19, os países enfrentaram dificuldades e viram o cenário econômico modificar drasticamente, por este motivo, diversas instituições e organizações buscaram realizar medidas que permitissem atenuar estes efeitos, ou contribuir de forma solidária para a manutenção da qualidade de vida dentro do cenário pandêmico. Neste contexto, o IFRS Contribui foi desenvolvido, visando auxiliar os micro e pequenos negócios à manterem suas operações durante o período da pandemia, através da prestação gratuita de assessoria interdisciplinar aos negócios empresariais. Após o momento mais crítico da pandemia de COVID-19, o projeto IFRS Contribui permaneceu sendo compreendido como necessário, visto a prestação e entrega de valor à sociedade e aos arranjos produtivos da comunidade em que o IFRS está inserido, bem como, o projeto indissociável IFRS Contribui permitir aos estudantes uma aprendizagem prática, capaz de desenvolver habilidades e visão que conectam os conteúdos aprendidos em sala de aula. A assessoria é gratuita e, atualmente, é prestada sob demanda. Os empreendedores e organizações entram em contato com o projeto, através dos meios de comunicação disponíveis, neste momento o solicitante indica até 3 áreas de maior necessidade, como marketing, finanças, processos, entre outras. Quando identificada a solicitação, é iniciado um processo de formulação de grupos de trabalho, conforme a necessidade apresentada pela empresa e interesse dos participantes do projeto. Atualmente, o projeto acontece e envolve diversos Campi do IFRS, contando com uma assessoria plural e conectada de aproximadamente 40 servidores do IFRS e 10 alunos entre voluntários e bolsistas. Dentre os resultados obtidos, é possível apresentar a conexão e aprendizado dos alunos que tem a possibilidade de aprender com a prática, conhecendo as necessidades das empresas e participando ativamente do processo de desenvolvimento e sugestão e soluções. Aproximadamente, 80 empresas e empreendedores receberam a assessoria prestada pelo IFRS Contribui desde o início do projeto. Além dos grupos de assessoria, o IFRS Contribui realiza a criação de conteúdo para a internet, através da realização de lives e alimentação do perfil disponível na plataforma do Instagram. Os conteúdos produzidos são multidisciplinares e têm por objetivo informar e orientar o empreendedor com dicas para a manutenção dos seus negócios e impulsionamento de vendas de produtos e serviços, permitindo um alcance ainda maior de empresas, possibilitando que a informação seja disseminada com maior velocidade. Nas redes sociais utilizadas, os conteúdos são produzidos em parceria com empresas especializadas, professores de outras instruções e especialistas. O projeto IFRS Contribui é uma assessoria gratuita e de qualidade que integra a comunidade com as instituições, além de auxiliar no desenvolvimento da economia, na geração de empregos e possibilitar a formação de profissionais mais completos e experientes.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Assessoria multidisciplinar; Assessoria empresarial gratuita.

Texto completo: PDF