Última alteração: 17-11-2022
Resumo
Neste trabalho, partimos de dois conceitos esboçados pela intelectual estadunidense bell hooks, o de pensamento crítico e o de pedagogia engajada para pensarmos as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Contantes, do IFRS Campus Rolante. O primeiro, parte de um conceito que entende o pensamento como ação e desejo pelo aprendizado, buscando aprimorá-lo. O segundo como concepção e estratégias de ensino e aprendizagem que dialogam, respeitam e prezam pelas trajetórias de vida dos estudantes, possibilitando assim as condições necessárias para que o aprendizado possa se tornar profundo e mais íntimo. É notório constatar que esses pressupostos pedagógicos ainda são pouco adotados nas escolas, embora aliar a leitura ao desenvolvimento de um pensamento crítico e argumentativo seja uma forma de se questionar e de analisar as informações que circulam no mundo e influenciam nossas vidas a todo o momento. Por isso, nossa proposta no projeto é trazer de maneira ativa e aprofundada essas discussões. O projeto visa, através da literatura, oferecer uma experiência carregada de informações e dinâmicas inovadoras, pois, através do pensamento crítico e da pedagogia engajada pode-se distinguir, interpretar, entender e aperfeiçoar os diferentes modos de leitura, inclusive a literária. Num projeto cujo cerne é a promoção da leitura, saber despertar o interesse no próximo para a literatura e suas obras faz com que, unindo as práticas de pedagogia engajada com um pensamento crítico, se diferencie o mediador de leitura dos demais. Estar conectado com o texto, oferecer uma interpretação muitas vezes desconhecida, possibilitar a troca de experiências com o que se leu, além de saber transmitir este conhecimento, são fundamentos essenciais na mediação de leitura.