Última alteração: 21-11-2022
Resumo
O WindMaker é um espaço maker implementado no ano de 2021 no IFRS Campus Osório. Desde de sua implantação, visa promover a cultura e aprendizagem maker. Partindo do pressuposto que o professor é a figura responsável por conduzir o processo de ensino, o objetivo desta pesquisa é compreender qual é o papel do professor dentro de um espaço maker, para auxiliar os docentes do Campus Osório na utilização do WindMaker. Para isso, tem-se como objetivos específicos investigar como os espaços makers vêm sendo utilizados pelos docentes na educação escolarizada do Brasil; realizar um levantamento com os docentes do Campus Osório sobre as possibilidades e necessidades de utilização do espaço maker para atividades didáticas; problematizar a importância de reforçar a figura do professor dentro de espaços que envolvam a educação escolarizada; compreender quais as possibilidades de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas dentro dos espaços makers. Para atingir os objetivos propostos, será utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, a fim de abranger todas as fases necessárias para o desenvolvimento deste projeto. A pesquisa está dividida em cinco fases, a saber: 1) Realização de uma pesquisa bibliográfica sobre utilização de espaços makers; 2) Aplicação de um questionário com os docentes do Campus, para levantamento das expectativas dos professores sobre usos do espaço maker; 3) Realização de oficinas com os professores, para compreender algumas possibilidades do WindMaker; 4) Aplicação de um novo questionário para reavaliar as expectativas docentes. e 5) Classificação e análise dos dados obtidos, comparando as entrevistas da fase 2 e 4 e combinando com o mapeamento realizado na fase 1. Atualmente a fase 2 já foi concluída e a 1 e 3 estão acontecendo simultaneamente. Após a conclusão de todas as fases, pretende-se construir um artigo científico com os resultados obtidos, como produto da pesquisa e divulgar em eventos científicos da área. O objetivo destas ações é promover a reflexão sobre a aprendizagem maker e, fundamentalmente, sobre o papel do docente nos espaços makers. Ao passo que, outras instituições também receberam espaços makers do mesmo formato, acredita-se que esta pesquisa pode beneficiar outros laboratórios em âmbito nacional.