Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Processo criativo da criação de conteúdo e divulgação do projeto Contantes através das redes sociais.
Evelyn Gerusa de Abreu, Ana Paula Cecato de Oliveira

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


O projeto de extensão Contantes - Reflexões e ações de mediação de leitura e contação de histórias na comunidade atua no IFRS Campus Rolante. Iniciado no ano de 2020 e estando agora na sua terceira edição, tem como objetivo incentivar a prática da leitura, mediação e contação de histórias na comunidade interna e externa do campus, usando como um de seus instrumentos as redes sociais.  Em suas duas primeiras edições, o Contantes manteve encontros virtuais com convidados(as) especialistas na área, e, neste ano, as ações estão focadas na circulação de acervo literário e formação para mediadores de leitura de nossa comunidade. Na segunda edição do projeto, ocorreram várias mudanças na identidade visual, padronização e harmonização do perfil. Foi criado o novo logo do projeto, o qual trouxemos como elementos: um círculo meio aberto, um(a) leitor(a) e nosso nome do projeto, representando a expansão da leitura que um livro oferece, com significados diversos para cada leitor(a) que a experiencia. Hoje o logo nos representa, é interessante que as pessoas que nos acompanham, nas redes sociais e nosso campus, começaram a se identificar com ele, e ao vê-lo já sabem que se trata do projeto Contantes. Durante a segunda edição do projeto, sua viabilidade através das redes sociais era uma das nossas demandas e prioridades. Proporcionar conteúdos relevantes para um público amplo também é um grande desafio, o qual exige planejamento e organização da equipe. Para tal, a produção de conteúdo tem sido pensada a partir de alguns quadros periódicos, como “Contadores também transformam” (pequena biobibliografia dos autores convidados dos encontros do projeto durante a segunda edição, através do qual a comunidade pode conhecer quem estaria presente), e “Recomendações semanais” (sugestões de livros a partir de temáticas). Em nossas reuniões semanais, planejamos o que será executado e postado nas redes sociais, sendo que no último mês montamos uma planilha de organização de datas e a temática das postagens. Temos um grupo no qual trocamos informações e ideias, trabalhando em conjunto e de forma colaborativa. As tarefas são separadas por habilidades, mas nós, bolsistas, nos auxiliamos e trocamos de funções quando é necessário. Com as redes sociais podemos divulgar nosso projeto, atingir um público mais abrangente, e que se interessa pelas temáticas abordadas. Nossos números de engajamento vêm crescendo, e nossos conteúdos têm uma boa aceitação, embora tenhamos muito o que crescer. Conseguimos também socializar as atividades propostas pelo nosso campus (como forma de divulgar nossa instituição), e o andamento do projeto. Consequentemente, a criação de conteúdo em nossas redes sociais tem nos proporcionado chegar a outros espaços, alcançar outras pessoas e também se atualizar.

 

 


Palavras-chave


Projeto Contantes; Criação de conteúdo; Redes sociais.

Texto completo: PDF