Tamanho da fonte:
Clube de leitura DoisZeroCinco
Última alteração: 04-12-2022
Resumo
O clube consiste em um grupo de estudos no qual estudantes do Ensino Médio Integrado, conjuntamente com docentes, leem e debatem obras de autores e autoras relevantes no campo de conhecimento das Humanidades. A ideia surgiu a partir da experiência de projeto integrador interdisciplinar em Humanidades, no qual estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar leituras e discussões de obras da área. Ao promover inter-relações entre as temáticas do clube de leitura e os conhecimentos específicos das disciplinas escolares, o clube visa possibilitar aprendizagens significativas em dialogicidade e sensível às especificidades de cada estudante. Considerando os princípios norteadores da instituição, o clube justifica-se por dialogar e contribuir com o conjunto de ações que permitem realizar as diretrizes e normativas institucionais, pois aborda temas relacionados à cidadania, justiça social, ética e equidade. O objetivo geral é proporcionar que estudantes de Ensino Médio Integrado desenvolvam habilidades de leitura e análise crítica de textos na área de Humanidades, apresentando e discutindo temas sócio-históricos e culturais ao longo dos encontros. Os encontros ocorrem com leitura, análise crítica e debates de textos selecionados de modo colaborativo tendo em vista categorias socioculturais de relevância para as juventudes, tais como, gênero e sexualidade, raça e etnia, vulnerabilidade social, discriminação, preconceito e religiosidades. Cada encontro tem uma hora de duração. Os textos são de acesso livre em formato digital aos membros e membras do clube, que são mobilizados e mobilizadas para a dialogicidade nos encontros. Até o momento, o clube já contou com a participação de dezoito leitores e leitoras, sendo estes servidores (docentes e TAEs), discentes do ensino médio integrado e de curso superior e comunidade externa. Foram realizadas leituras de Aimé Césaire e Lélia Gonzalez. A partir das discussões foi possível promover inter-relações entre as temáticas do clube de leitura e os conhecimentos específicos das disciplinas escolares, relacionar os temas discutidos entre si e com aspectos sócio-históricos e culturais a partir dos quais os textos foram escritos e desenvolver análises críticas e dialógicas entre estudantes. O grupo planeja promover a apreciação de materiais audiovisuais integrados com as temáticas discutidas, assim como desenvolver um repositório de textos produzidos pelos estudantes, promovendo a leitura e discussão de textos autorais. Desse modo, a intenção é criar um espaço no qual estudantes desenvolvam sentidos positivos sobre a escola, de acolhida e construção de conhecimentos tendo em vista uma formação integral científica, cidadã e crítica em afinidade com a proposta do IFRS.
Palavras-chave
Leitura, Ciências Humanas, Educação, Pensamento crítico
Texto completo:
PDF