Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A importância da prática de conversação no domínio do Inglês como língua adicional.
Isabely Cordova, Jorgemar Teixeira

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O desenvolvimento da aprendizagem de um novo idioma é de suma importância. Um meio para que uma língua adicional seja adquirida de fato é a habilidade de expressar-se oralmente em atividades de conversação. Por isso, desde 2021 o Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE), do IFRS - Campus Caxias do Sul, oferta aulas de conversação gratuitas de língua inglesa com objetivo de oportunizar esse aperfeiçoamento da habilidade de fala e o conhecimento desse idioma como língua franca. Busca-se atuar na perspectiva da interculturalidade que é garantida quando há um professor não nativo no papel de mediador de culturas. Essa ação foi desenvolvida pelo NELE para atingir a comunidade interna e externa do Campus Caxias do Sul, principalmente, aqueles que já estão em contato com o idioma por meio de algum recurso educacional, além daqueles que já concluíram seu aprendizado mas necessitam manter o contato com a língua. As aulas, que são ministradas por bolsistas e voluntários, discentes de cursos de Ensino Médio Integrado, possuem duração de uma hora e ocorrem semanalmente, oferecendo aos alunos a prática da competência e expressividade oral da língua inglesa com uma aprendizagem contextualizada. Em 2021, em seu primeiro ano, os encontros foram realizados remotamente com o auxílio de plataformas digitais devido à pandemia, via plataforma do Google Meet. Entretanto, com a flexibilização das políticas de combate à pandemia e a retomada das aulas presenciais, em 2022 os encontros estão sendo realizados de forma presencial nas instalações do campus. O NELE procura priorizar o entendimento da diversidade linguística e as demandas contemporâneas, de maneira que haja o melhor aproveitamento possível da competência individual dos alunos, colaborando com o aprimoramento da fluência no idioma.

 


Palavras-chave


Língua franca; Interculturalidade; Língua inglesa.

Texto completo: PDF