Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Card “Bolo por Crémage” como ferramenta de monitoria de Bioquímica de Alimentos.
Louise Pires Angnes, Cristina Simões da Costa, Bruna Gewehr

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Bioquímica de alimentos é uma disciplina obrigatória da matriz curricular do curso Técnico em panificação do IFRS Campus Porto Alegre. Possui carga horária de 40 horas/aula e é pré-requisito para outros três componentes curriculares do curso. Desempenha papel importante na formação do Técnico em Panificação por fornecer subsídios para que este compreenda e domine as transformações que ocorrem na elaboração dos diversos itens de padaria e confeitaria, propiciando maior autonomia a este profissional. A necessidade de mobilização de conhecimentos prévios de química e biologia, a escassa disponibilidade de materiais contextualizados e a própria complexidade dos temas abordados na disciplina contribuem para que muitos alunos apresentem dificuldades de aprendizagem ao cursar este componente curricular. Neste contexto, a monitoria acadêmica pode contribuir com o processo de aprendizagem através de um acompanhamento além da sala de aula que possibilita a interação do aluno com o monitor em um espaço de troca informal, com linguagem próxima do aluno que se sente mais confortável para expor suas dúvidas. A partir disso, utilizar ferramentas contextualizadas na atividade de monitoria pode potencializar seu resultado, pois, elas desenvolvem um espaço de construção colaborativa em que conceitos trabalhados em sala de aula se conectam ao serem apresentados no processo prático de elaboração de um produto, permitindo uma ressignificação para o aluno sobre os temas. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o emprego de um card interativo “Bolo por Crémage” como ferramenta para potencializar a atividade de monitoria. O card é uma ferramenta visual, acessada de forma online na qual o aluno pode interagir a partir de um card principal que contém hiperlinks para outros cards contendo recursos como imagens, vídeos, animações. Nessa ferramenta, o aluno possui autonomia para navegar entre conteúdos de acordo com seu interesse. Através da navegação, com a orientação do monitor, o aluno tem oportunidade de se apropriar dos conceitos trabalhados em sala de aula e aprofundar seu conhecimento através da visualização das transformações ocorridas na obtenção de um bolo de forma integrada, como ocorre, de fato na prática. O bolo foi escolhido como produto de estudo por ser um preparo simples, corriqueiro e que permite trabalhar conteúdos essenciais da disciplina. A metodologia de aplicação segue 3 passos. O primeiro é o questionamento sobre itens ligados ao tema pelo/a monitor/a. Em seguida, o/a monitor/a incentiva que o aluno faça a exploração do card, e, após, os mesmos questionamentos são realizados, de modo a ressignificar as conexões estabelecidas durante a atividade. Como resultados, espera-se que a utilização dessa ferramenta  possa propiciar maior contextualização dos temas trabalhados, levando à maior interesse e engajamento por parte dos discentes na disciplina, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras chave: Aprendizado - monitoria - card interativo


Palavras-chave


Aprendizado - monitoria - card interativo

Texto completo: PDF