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Curadoria de materiais de ensino de línguas como ação indissociável: uma demanda do pós-pandemia.
Marina Colares Jensen, Ana Cláudia Pereira de Almeida

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


As dificuldades educacionais causadas pela pandemia motivou que docentes buscassem recursos didáticos digitais em repositórios, visando a adequar suas aulas durante o ensino remoto. Naquele contexto de urgências, as metodologias ativas emergiram como alternativa pela alta dinamicidade, e têm se mantido no pós-pandemia, visto a autonomia que os alunos experimentaram com tecnologias que lhes são cotidianas e mantém sua motivação mais alta em relação aos materiais analógicos. Uma demanda emergente passou a ser, então, a seleção de recursos digitais, pois na internet as opções disponíveis são diversas e muitas vezes de uso complexo, dificultando a busca pelos materiais adequados para cada proposta didática. Para contribuir com essa questão, o projeto Multimodalidade e Linguística Aplicada, do grupo de pesquisas em Tecnologias em Linguística Aplicada (TecLA) do IFRS campus Rio Grande, debruçou-se sobre o conceito de curadoria digital, dedicando-se à investigação teórico-prática de ferramentas que podem auxiliar os docentes. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir o conceito de professor-curador e, para tal, pretende apresentar resultados parciais de pesquisas sobre recursos digitais que medeiam a relação entre professores e tecnologia. Por se tratar de uma ação indissociável, contempla os três eixos: pesquisa, ensino e extensão: o primeiro consistiu de levantamento teórico acerca de curadoria, metodologias ativas e recursos digitais; no seguinte, vem-se selecionando e testando ferramentas, bem como construindo material sobre a funcionalidade desses recursos, o que será registrado em fichas informativas sobre cada ferramenta, além de feedback sobre pontos positivos e negativos, elaboradas após o desenvolvimento de atividades com itens selecionados na etapa de pesquisa. No eixo da extensão, o material construído será disponibilizado para a comunidade externa, auxiliando professores. Isso se faz necessário porque no contexto do avanço da tecnologia, os docentes têm necessidade de se relacionar com o mundo digital de maneira orgânica, por isso a ação colaborativa tem aparecido como estratégia oportuna, já que os materiais estudados podem beneficiar docentes de várias maneiras quando publicados. O projeto conta apenas com resultados esperados, visto que a etapa de levantamento teórico foi finalizada e a seguinte, da seleção e avaliação das ferramentas para elaboração das fichas informativas, ainda vem sendo construída. Como resultado, pretende-se também divulgar em eventos as possibilidades encontradas e ilustrar o uso de ferramentas digitais como uma realidade irrevogável em cenário engajado e produtivo. Visto toda a pertinência da tecnologia na educação, das metodologias ativas e do papel de professor curador, podemos concluir que a importância deste projeto é a interseção de áreas e o trabalho conjunto tanto na comunidade interna quanto externa, esforçando-se para despertar interesse em colaborações e criar uma rede de apoio para os professores de línguas, o que dialoga com a ideia de descolonização do pensamento proposta por este evento.

Palavras-chave


Linguística Aplicada; Metodologias ativas; Curadoria.

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