Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Alfabetização científica como uma oportunidade de inclusão social
Marcelo Cocco Cancian, Ivo Mai, Heilande da Silva, Angela de Mamann, Jonas Anversa, Sandra Rejane Peringer, Bernardo Augusto Schneider, Karine Camargo e Silva

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O cenário atual de nossa sociedade revela que as áreas científicas e tecnológicas estão cada vez mais evidentes no mundo do trabalho. Com a evolução dos meios tecnológicos, a informação passou a ser trocada de forma muito mais rápida, na busca constante de formas visuais para o aprendizado, os alunos sentem-se a necessidade da experimentação prática. A massiva disponibilidade de tecnologias em todas as áreas proporciona mudanças na vida das pessoas, dos alunos de todos os níveis que necessitam estar familiarizados com a linguagem científica que embasa o funcionamento e o uso destas tecnologias. Professor e aluno precisam dominar e utilizar de forma crítica, saberes de diferentes áreas do conhecimento, entre estas, a Física e a Matemática, cujos conteúdos muitas vezes são trabalhados em aulas monótonas baseadas na memorização e repetição. O projeto “Alfabetização Científica como uma possibilidade de inclusão social” busca contribuir para mudar esta realidade, compreendendo que o aluno e/ou profissional da educação podem ser mais que um simples ouvinte, assumindo seu papel de sujeito protagonista de sua formação, sendo capaz de compreender termos e conceitos científicos e aplicá-los no cotidiano. As ações acontecem através de encontros educacionais, envolvendo professores e alunos das escolas dos municípios de Ibirubá e região. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na investigação, análise, reflexão e discussão em relação aos fenômenos examinados. Os encontros e materiais utilizados são planejados pelos professores do campus e bolsistas, a partir da sugestão de temas dos participantes do projeto. Os resultados das ações desenvolvidas são considerados positivos, com grande envolvimento e entusiasmo dos participantes, seja nos encontros ou no planejamento e construção dos equipamentos experimentais adequados para cada tema e que necessitam ser projetados, fabricados e testados, demonstrando que o ensino da Física e da Matemática pode contribuir para a alfabetização científica e inclusão social de nossas crianças e jovens.

Palavras-chave


Física; Matemática; Inclusão social.

Texto completo: PDF