Última alteração: 04-12-2022
Resumo
A biologia, o estudo da vida, é uma das áreas de estudo das ciências da natureza. Conhecer os outros seres que conosco habitam este mundo nos permite compreender a grandeza da vida na Terra. Muitas vezes, por sua vasta quantidade de conteúdos, por ser um conhecimento muito teórico, nomes desconhecidos e pelo custo e falta de estrutura para fazer atividades práticas, alguns estudantes acabam considerando a biologia uma disciplina complexa. O projeto de ensino “Mais ciência: monitoria de biologia” tem o objetivo de mudar essa percepção, buscando formas de trazer experimentos simples, divertidos e que atraiam os estudantes, assim buscando aprimorar o aprendizado do monitor, e também das turmas atendidas. A metodologia consiste em: auxiliar no planejamento das aulas; testar os experimentos que serão utilizados em aula; ajudar na execução dessas atividades nas turmas atendidas; utilizar microscópio estereoscópio e microscópio óptico, preparando materiais para as aulas; esclarecer dúvidas dos estudantes; além de elaborar resumos. Para isso, foram feitas reuniões semanais entre o monitor e a professora. As atividades e experimentos realizados foram conjuntamente decididos entre a professora e o monitor, considerando os temas abordados e o interesse dos alunos. As turmas atendidas por esta monitoria foram as de segundo ano, dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo Integrados ao Ensino Médio, do IFRS Campus Alvorada. Até o momento, já foram realizados alguns experimentos sobre o reino dos fungos, das plantas e dos animais, como: fermentação de leveduras, cultivo de fungos, transpiração das plantas, condução de seiva bruta, separação dos pigmentos fotossintéticos utilizando cromatografia em papel, e realização de modelos de animais com biscuit. Além disso, também foram analisadas estruturas das plantas. Com a ajuda do monitor, a professora consegue trazer mais a ciência, mais específico a biologia, até a realidade dos alunos, a um nível do cotidiano. Com essas atividades práticas, percebemos como os alunos se interessam cada vez mais em aprender biologia e como um estudo que seria bem cansativo se torna uma brincadeira, um jogo, uma atividade prática e que, muitas vezes, é a primeira participação deles com experimentos científicos. Além da melhoria no aprendizado e na qualidade das aulas, os monitores são estimulados a aprenderem mais para ajudarem nas aulas, e também a terem uma experiência única de ensinar o que eles aprenderam nos anos anteriores para outros estudantes, visto que para ensinar é preciso aprender.