Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Compreensão leitora e perfil leitor do estudante do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e do Estudante-trabalhador
Gabriel Maldaner Maldaner das Almas, Fernanda Schneider

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


A partir da constatação do grande problema enfrentado na educação brasileira referente  à baixa proficiência em leitura, demonstrada em avaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), surgem pesquisas com a finalidade de investigar os aspectos relacionados ao tema. Tais pesquisas permitem avanços, no entanto, percebe-se que ainda há lacunas no que se refere às dificuldades de leitura, pois os estudos, muitas vezes, não conseguem identificar uma homogeneidade no perfil dos grupos de leitores. Diante desse contexto, o presente estudo busca investigar o perfil leitor de estudantes de cursos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e de estudantes de cursos Técnico Subsequente, considerando a relação com dados neuropsicológicos, hábitos de leitura e escrita, tarefa de leitura e a caracterização da mostra com dados sociodemográficos. Para tanto, a pesquisa está dividida em 3 estudos. Farão parte do Estudo 1, 110 participantes, estudantes do 1º ano do curso técnico integrado ao ensino médio de três (3) Campi de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Nesse estudo, serão aplicados, em três (3) encontros, os questionários (de perfil, hábitos de leitura e escrita,  teste neuropsicológico, socioeconômico e sociodemográfico,) e uma tarefa linguística de compreensão textual - instrumento a ser construído para a pesquisa; o Estudo 2 contemplará 60 participantes, estudantes do curso subsequente de três (3) campi de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. Por fim, farão parte do Estudo 3, 80 participantes, estudantes concluintes do curso técnico integrado ao ensino médio. Para o estudo 2 e 3, serão aplicados, em dois encontros, os questionários (de perfil, hábitos de leitura e de escrita, socioeconômico e sociodemográfico) e teste neuropsicológico. No estudo 3, os resultados serão relacionados aos escores obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Considerando-se que a leitura é uma das principais formas de promoção do conhecimento e que a evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira, a presente pesquisa parte do pressuposto de que  o nível de compreensão leitora tem impacto, entre outros fatores, na permanência e no êxito do estudante nas instituições de ensino. A pesquisa terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses, é financiado pela FAPERGS (Projeto de pesquisa submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Edital FAPERGS 10/2021 - Auxílio recém-doutor ou recém-contratado – ARD/ARC e Edital 55/2022) e pelo IFRS (EDITAL 11/2022).

Palavras-chave


Leitura; Perfil leitor; Hábitos de leitura e escrita.

Texto completo: PDF