Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O perfil dos sujeitos da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica no IFRS: do conhecer ao oportunizar
Maria Julia Hunning Ehlert, Aline Silva de Bona

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A desigualdade social, cultural e econômica fortemente presente no país, são indicadores expressivos de que muitos jovens e adultos durante décadas tiveram que optar entre sobreviver e/ou buscar formação profissional, servindo ainda como mão de obra barata para edificar o país. Para contribuir com o esforço nacional, de formação profissional dos trabalhadores brasileiros, o Ministério da Educação em parceria com o IFRS propôs a oferta de cursos para jovens e adultos voltados para a educação profissional juntamente com um curso de formação para capacitar os docentes dos cursos firmados pelo IFRS. Institucionalizado, o projeto de oferta destes cursos profissionalizantes possui uma equipe que busca refletir e indicar resultados sobre o perfil do docente e do estudante da EJA-EPT no IFRS visando a permanência e o êxito nos cursos ofertados. O objetivo desta proposta está em indicar os resultados das pesquisas realizadas até o presente momento, apresentando um perfil de docente e estudante que representa a modalidade da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional no IFRS. Para compreender o perfil do docente e do estudante foi realizada pela instituição uma pesquisa qualitativa composta por um questionário para cada segmento, com perguntas  baseadas em teorias que buscam entender o perfil dos sujeitos envolvidos sem revelar sua identidade. A partir das análises dos questionários é possível identificar uma docente que possui experiência na área de atuação com a EJA ou a educação profissional, entretanto que ainda não possui uma decisão específica acerca de qual metodologia didática pedagógica utilizar com estes estudantes. O perfil do estudante aponta para indivíduos heterogêneos que se particularizam de acordo com a região em que estão inseridos, onde a disparidade de idade é bem marcada, possuem uma renda baixa para a atual situação econômica do país e residem em locais que sem o banheiro, tem poucos cômodos que podem ser explorados para fins de estudo, tal fato ainda atrelado a quantidade grande de pessoas que habitam a residência e que os estudantes demandam um tempo grande destinado a deslocamento para as instituições reiteram a ideia de que a EJA é uma necessidade histórica porém atual e extremamente necessária de ampliação e investimento. A pesquisa está em seu auge de dados quantitativos e qualitativos, além de estar cada dia mais intimamente articulada com a base teórica construída desde a conceituação quanto aos sujeitos do EJA-EPT, e aos estudos quanto à permanência e êxito dos estudantes do IFRS, então aqui compartilha-se um recorte da pesquisa, como forma de propagar a importância da temática, e a necessidade de estudo e formação continuada para docentes e discentes, assim como de políticas públicas para capacitar e oportunizar dignidade à este público que por muito tempo viveu à margem da sociedade.

Palavras-chave


Permanência e êxito; Formação profissional; Educação de Jovens e Adultos;

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