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Os Contextos e os livros didáticos para a Matemática: práticas investigativas
Cassiana Mallet Cerquaira Mallet Cerqueira Garcia, Aline Silva de Bona

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


A pesquisa aqui apresentada está inserida no projeto com edital de Pesquisa de Fluxo Contínuo 2021/2022; edital de fomento externo PIBIC/CNPq 2021/2022; e também, está vinculado ao grupo de pesquisa Matemática e suas Tecnologias do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Osório. Atualmente, o livro didático continua sendo o principal recurso disponibilizado aos professores, o que permite que seja utilizada nas escolas durante o processo de ensino e aprendizagem, constatação esta baseada na pesquisa realizada, onde os resultados do questionário nos mostra que 85,7% dos professores participantes ainda utilizam. Esta pesquisa visou explorar e melhor delinear alguns contextos encontrados em livros didáticos, para examinar a construção de conceitos, partindo de práticas investigativas, tendo em vista o uso da maioria dos estudantes e professores. Esta pesquisa partiu do levantamento de livros didáticos por meio do PNLD/2020. Para a investigação das análises aqui expostas, foram utilizadas as coleções Teláris e Matemática Essencial, anos finais do Ensino Fundamental, ambas publicadas em 2018. Sobre os contextos didáticos que este projeto dedicou-se, destaca-se a Saúde; Triângulo; Álgebra e Educação Financeira. E também, a presente pesquisa se situa entre livros didáticos de matemática e Educação Matemática. Neste, iremos abordar a Educação Financeira em sala de aula, pois é um compromisso que auxiliará o estudante a guiar seu próprio aprendizado monetário, e para isto, no que tange a educação matemática, a concepção de Educação Matemática Crítica é de extrema importância na formação da cidadania, esta base teórica pôde nortear e potencializar nosso objetivo, pois esta se preocupa com a maneira como a matemática em geral influencia nosso ambiente cultural, socioeconômico, tecnológico e político. As metodologias foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O objetivo geral foi explorar as potencialidades e limitações do livro didático e este será apresentado como resultado. Com o fim deste projeto, foi possível fazer uma análise diagnóstica de como os usos dos livros didáticos de Matemática têm impactos positivos no cotidiano escolar se o professor não “pilotar” este recurso, pois sua estrutura induz ao ensino tradicional, tecnicista. Outro resultado foi de como o estudo das características da EMC aborda a significância em educação financeira mostrando a relevância de somar práticas de reflexão com uma educação que proporciona um ambiente democrático dentro e fora da escola, beneficiando a sociedade como um todo. Outro ponto que devemos ter cuidado é de que os contextos contemplam, em sua maioria, região sudeste do país. No geral, o livro didático deve ser utilizado para consulta, pois não abordam metodologias no ensino de matemática de forma adequada. Concluindo, deve-se ressaltar criticamente a forma com que as abordagens metodológicas da Educação Matemática são trabalhadas nas escolas públicas durante o currículo do ensino básico.

Palavras-chave


Livro didático. Educação Financeira. Matemática Crítica.

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