Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Planos educacionais individualizados (PEIs) para estudantes com NEEs
Jadina Brummelhaus Cabrera, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 05-12-2022

Resumo


O IFRS adota políticas de educação inclusiva que acolhem estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em seus diferentes cursos. Acolher e adaptar são passos importantes e decisivos para a manutenção do vínculo desses estudantes. Alunos com NEE são todos aqueles que, em decorrência de deficiência, transtornos funcionais específicos, limitações transitórias ou permanentes, ou altas habilidades, estiverem necessitando de acessibilidade curricular, as quais deverão ser registradas através de Planos Educacionais Individualizados (PEIs). O PEI pode ser entendido como um recurso pedagógico com foco individualizado no estudante e que tem por finalidade otimizar o processo de ensino e de aprendizagem de discentes com NEE. O projeto tem como objetivo o acompanhamento da elaboração e implementação desses PEIs junto ao Campus Farroupilha. Para contemplar esses objetivos, são organizados materiais como planilhas e documentos de texto para auxiliar os docentes e servidores que necessitam acessar e editar os documentos dos alunos. Todos eles são separados por pastas nomeadas conforme os cursos ofertados no Campus Farroupilha, e em seguida são compartilhados no Google Drive com os professores, que preenchem com as informações necessárias, tais como: metodologias utilizadas com o aluno, objetivos atingidos e dificuldades apresentadas, além de sugestões para os próximos trimestres. Logo em seguida, os PEIs são conferidos e corrigidos, na sequência é feita a elaboração de um relatório, com dados destacados pelo grupo envolvido na análise. Essas atividades são feitas trimestralmente, conforme datas estipuladas no calendário acadêmico. Atualmente são atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), dez alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Cada aluno recebe, em média, onze PEIs, um para cada disciplina que está cursando. Pela grande quantidade de documentos compartilhados, é necessário um controle de quais PEIs foram ou não entregues, para que se possa entrar em contato com o docente responsável pela disciplina e solicitar o envio. A importância desse trabalho se relaciona com a necessidade de garantia ao direito à educação inclusiva e a permanência desses estudantes na instituição de ensino, além de promover maior agilidade no retorno e andamento dos fluxos para que os documentos possam representar os registros do que efetivamente os docentes desenvolvem em sala de aula e possam acompanhar o histórico do estudante no processo de escolarização.


Palavras-chave


acompanhamento pedagógico, plano educacional individualizado, necessidades educacionais específicas

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